quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Caranguejeira de Alçapão no Amazonas

Encontrei esta aranha dia desses no meu quarto. Infelizmente era noite e não dispunha da câmera no momento, então peguei o celular e por isso a qualidade ruim da imagem. Gostaria de saber (se possível, claro) de que espécie se trata e se representam perigo. Elas costumam ocorrer com certa frequência, seja em casa ou no quintal. Então algumas informações seriam realmente muito apreciadas. Este exemplar (que acredito se tratar de um macho) tinha em torno de 11cm. Não quis aproximar muito a régua, por cautela. Agradeço desde já por qualquer informação.
Toddy de Manaus, Amazonas.
     Toddy, eu contatei o Antonio e esta é a resposta dele:

Antonio Brescovit: Oi, é um macho de Actinopodidae, Actinopus, uma Mygalomorphae de buracos com tampa.
Abcs.
Antonio

     Vou traduzir a informação contida em Medical and Veterinary Entomology (Desculpem, estou longe de casa e do serviço, amanhã tento colocar o link):

Actinopodidae
Este pequeno grupo está intimamente relacionado com as aranhas-de-alçapão comuns da família Ctenizidae, que se assemelham tanto em morfologia como em comportamento. Constroem vertical, buracos verticais no solo revestidos com seda, e tampam com um alçapão.
Seu veneno tem pouqíssimo efeito neurotóxico em vertebrados. Dos três gêneros conhecidos, apenas Actinopus na América Central e do Sul tem sido relatada picando seres humanos, produzindo apenas dor local e contrações musculares passageiras.

     Em outras palavras, picam,mas o veneno nãoéperigoso. Se acontecer um acidente, lave bem o local e não se preocupe.

Toddy: Agradeço muito pelas informações e me desculpem por postar somente agora a minha resposta. Estive bem ocupado esses dias viajando a trabalho. Que bom que não são perigosas, pois são relativamente frequentes por aqui. Mais uma vez, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário