sábado, 6 de julho de 2013

Formigas-Leão em Minas Gerais

Amei o site! Mas o real motivo de meu contato é que preciso de identificar larvas de formiga-leão até o menor nível taxonômico possível. Pelo menos até gênero. Vocês conhecem alguém para indicar ou material para que eu possa tentar?
Obrigada!

Larva de formiga-leão. Constrói armadilhas em forma de funil no solo. Predadores de artrópodes. Estes exemplares foram coletados em julho de 2011 no Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais, às margens no lago Dom Helvécio. Solo arenoso.
Natália de Belo Horizonte, Minas Gerais.
     Natália, eu não sei e não conheço quem saiba identificar larvas de Neuroptera além da família. O melhor que encontrei foram esta chave ilustrada e descrição das as larvas de Myrmeleon da Flórida e esta para os membros da antiga tribo Brachynemurini. No entanto, a informação é de que nos EUA, o único gênero que constrói os funis na areia são Myrmeleon spp.. Outras, vivem em buracos nas árvores, por exemplo. É triste que não tenha encontrado uma lista dos gêneros que têm este hábito por aqui (por que provavelmente não existe), mas a única citação que encontrei sobre outro gênero fazendo isto foi de Euroleon. Começar por aí, eu acho que ajuda bastante.
     Obrigado por gostar do site e pela contribuição com as imagens das formigas-leão (Myrmeleontidae); acho que é melhor chamarmos os adultos de adultos de formiga-leão do que as larvas de larvas de formiga-leão, já que o nome comum se refere justamente às larvas.
     Se alguém puder ajudar, por favor, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário