quinta-feira, 6 de junho de 2013

Aranhas Nefilídeas em São Paulo.

Olá César, encontrei essa aranha que parece ser Nephilengys cruentata, mas achei estranho esse tipo de teia, as outras que encontrei não fazem teias assim. Nessa foto conseguimos ver dois machos, eu pensei que fossem filhotes pela semelhança do abdômen, mas lembrei da outra imagem que lhe mandei.
Na outra imagem, da Nephila clavipes, podemos ver várias aranhinhas, eu acho que esses são os filhotes, gostaria de saber. Pude perceber que na 3ª imagem a teia dela é dourada, as outras não tenho certeza mas parece que eram brancas (Eu encontrei 3 dessas no alto de uma estufa), dá até vontade de pegá-las rsrs.
Obrigado César!
Renan Godinho de Santo André, São Paulo.
    Renan, eu estou com dúvida com relação à identidade das pequeninas da Nephilengys na primeira imagem. Machos e filhotes são facilmente confundidos. O macho tem o abdome bem "pontudinho", a melhor imagem que tenho está no documento que pode ser baixado AQUI.
      Este tipo de teia já me confundiu também. O que parece é que a teia "normal" é a teia de caça, esta teia é o abrigo diurno. Nesta página há uma excelente imagem mostrando os dois tipos de teia juntos.
      Já as pequeninas da Nephila certamente são imaturos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário