segunda-feira, 6 de maio de 2013

Larva e Crisálida de Borboleta Adelpha em Santa Catarina

Encontrei em um pé de manacá.
Marcelo de Joinville, Santa Catarina.
Marcelo, larvas e pupas são realmente muito difíceis e às vezes chega a ser mesmo impossível dar uma identificação, por isso eu sempre peço para que, se possível, se acompanhe o desenvolvimento para que possamos ter um registro.

As duas imagens têm um visual bem interessante, a primeira é uma crisálida de borboleta Papilionoidea, neste tom metálico e penduradinha deste jeito, só conheço na família Nymphalidae. A larva da segunda imagem tem um padrão de cerdas que me lembra as larvas de Citheronia, e neste caso ela seria mariposa Saturniidae: Ceratocampinae. Pelo tamanho da planta, tenho dúvidas de qual manacá seria a planta hospedeira. Esta é uma planta jovem?

Atualização Abr/2022 - Jefferson Coelho: Cesar, acho que a lagarta e o casulo são de Adelpha (Nymphalidae: Limenitidinae: Limenitidini). Um palpite seria Adelpha serpa, que se alimenta de várias melastomatáceas.

2 comentários:

  1. Pelo tipo de folha é alguma espécie de quaresmeira - (manacá de minas!)!

    ResponderExcluir
  2. É o que eu imagino, só vi a possibilidade da planta ser adulta, neste caso ficaria difícil. As flores estão todas em botão, dificulta um pouco pra mim também.

    ResponderExcluir