segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vespas Sociais em Minas Gerais

Boa tarde César.
Estou enviando algumas espécies bem comuns nas áreas urbanas para vc identificar.
Uma "caixa de maribondos". (Encontrados em Belo Horizonte - MG)
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami, as vespas me parecem ser  Brachygastra lecheguana (Polistinae). Vamos ver o que o Bolívar tem a nos dizer, eu o questionei também sobre a agressividade delas. Wikipedia faz distinção entre Maribondo (cidade) e marimbondo (vespa), mas creio que as duas grafias sejam aceitas.

Bolívar: Oi César!
Sim, eu concordo muito que poderia se tratar de Brachygastra lecheguana. Certamente trata-se de Brachygastra e não estou lembrando de outra espécie sul-americana com esse padrão de cor em Brachygastra. A outra espécie muito parecida com esta é a Brachygastra mellifica da América Central.
Então pode ficar como Brachygastra lecheguana.
Eu nunca tive a oportunidade de ter um mal encontro com esta espécie, mais eu acho que sim são agressivas, a mais de ter populações muito grandes. Então não recomendaria ninguém estar incomodando esses bichos.
Abraço!
Bolívar

Cesar: Obrigado Bolívar, fico feliz por ter acertado nesta!

Tami: Obrigada gente! Bolívar, pode ficar tranquilo que com essas aí ninguém irá mexer. Por sorte estão em uma área que não permite o acesso de qualquer pessoa, principalmente crianças!

Um comentário:

  1. Obrigada gente! Bolívar, pode ficar tranquilo que com essas aí ninguém irá mexer. Por sorte estão em uma área que não permite o acesso de qualquer pessoa, principalmente crianças!

    ResponderExcluir