segunda-feira, 1 de abril de 2013

Aranhas no Rio de Janeiro

Estas duas aranhas foram encontrados no mesmo dia, em lugares diferentes da casa de minha mãe. Entretanto aranhas deste tipo tem sido encontradas na minha residência e na de minha mãe com bastante frequencia, temos receito de acabar sendo picados num acidente domestico. Elas foram encontradas, em sua maioria, proximas as pias de banheiro, outras porem, proximas da minha cama/televisor. Geralmente não demonstram muita agracividade, tentam fugir quando são percebidas. Estas duas são bem semelhantes, entretanto uma delas (da ultima foto), alem de maior tem as patas com certa coloracao avermelhada, a outra eh mais escura e tem mais desenhos no abdomem. Ate agora encontramos 5 animais em menos de um mes, o que consideramos um numero bem alto.
Como a segunda aranha foi parcialmente esmagada eu coloquei mais fotos da primeira, se for necessario tenho mais fotos das duas.
Obrigado e aguardo sua resposta.
Luiz Abreu de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
 
      Luiz, estas me parecem aranhas-lobo da família Lycosidae, o veneno não é perigoso, mas podem picar. Aguarde a confirmação da identificação.


Luiz: Ola,
Obrigado, aguardarei a confirmação.
Foi uma pena não te-as mantido vivas... mas a gente vai aprendendo!
Achei o blog muito interessante e util.
Abs
Luiz Abreu


Antonio Brescovit: Oi, a Ara2 (última) é uma Corinna e as demais são de Hogna sp.
Abracos.
Antonio

Cesar: Obrigado Antonio. Como eu suspeitei, a última é totalmente diferente. Então temos aranha-lobo Hogna sp. (Lycosidae) e Corinna sp. (Corinnidae), sendo esta segunda um grupo bastante confuso com muitas mudanças na taxonomia.

Um comentário:

  1. Ola,
    Obrigado, aguardarei a confirmação.
    Foi uma pena não te-as mantido vivas... mas a gente vai aprendendo!
    Achei o blog muito interessante e util.
    Abs
    Luiz Abreu

    ResponderExcluir