quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aranha "Pentápode" Gigante no Rio de Janeiro!

Tudo bem, Cesar?
Queria ficar um tempo sem postar para você descansar um pouquinho, mas encontrei no telhado da minha varanda essa aranha com 5 pernas. Achei que você iria gostar muito, então mudei de idéia. Por favor veja as fotos.
Local: Cordeiro-R.J.
Data: 16.04.2013
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
      Oi, Lúcia, pode ficar bem tranquila quanto ao meu descanso! O pentápode aqui é mais uma de nossas queridas aranhas gigantes Nephilengys cruentata (Nephilidae), mais uma prova de que estas aranhas amam ficar nos telhados! Todas até aqui parecem ser fêmeas, e eu desconheço a aparência dos machos, só sei que seu tamanho é bem menor.

2 comentários:

  1. Ola Cesar

    Apenas curiosidades: eu ja vi alguns machos desta especie, e costumam ser mais palidos (menos belos) e muito mais magros e menores que as femeas. Quando jovem, achava que era outra especie de aranha parasitando a teia da outra maior... As vezes as teias de machos podem ser vistas em muros infestados montadas abaixo do local das femeas.

    Agora, desde jovem eu observo aranhas deste grupo com pernas faltantes. Com 10 anos, um amigo me contou que elas quando ficavam com fome comiam as proprias pernas. Ainda hoje tenho este misterio.... Por que faltam pernas em muitas destas aranhas?..

    Abraco!

    ResponderExcluir
  2. Não é novidade que as aranhas não gostam de viver em sociedade, acho que a falta de pernas pode ser por causa de ataques de outros animais ou mesmo outras aranhas que fazem suas teias bem próximo.
    Por outro lado, sabe-se que as vezes, quando a aranha troca de pele, há possibilidade de uma patinha se enrijecer e perder os movimentos.Não sei se isso é possível, mas talvez essa aranha preferiu arrancar a própria pata do que ficar vulnerável a ataques externos..

    ResponderExcluir