quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ninfa de Fulgoróideo em São Paulo

O título (inseto-pavão) não traz o nome correto. Eu o empreguei porque ele, dependendo da situação, eleva a cauda e a abre como um pavão. A foto não é tão boa, mas para mim foi um grande achado, nunca havia visto esse inseto antes. Ele mede poucos milímetros e creio seja uma cigarrinha.
OBS: Estou ajudando um amigo identificar os insetos de suas fotos. O Texto acima e foto esta clicada por Roberto Teles Zanin.
Daniel Montagnini de Franca, São Paulo
     Olá, Daniel!
     Este inseto ainda é muito jovem, por isto, eu prefiro não garantir uma identificação mais aprofundada já que ele ainda irá mudar bastante pois nem asas tem, mas ele é uma ninfa de hemíptero da subordem Auchenorrhyncha (antiga Homoptera), superfamília Fulgoroidea, como referência, eu prefiro colocar esta pesquisa de imagens no Google. Eu acredito que ele seja da família Flatidae, mas não posso garantir que não seja de outras famílias como a Fulgoridae, principalmente.
     Este "rabo de pavão", na verdade é uma secreção cerosa produzida por glândulas, pode-se ler sobre isto na oitava página (numerada como 14) deste PDF. Sinceramente, não sabia que eles pudessem "abrir a cauda" e esta é uma ótima informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário