sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bicho-do-Cesto no Rio de Janeiro

Oi Cesar!
Faz tempo tenho curiosidade de saber que lagarta(?) é essa. Ela se instalou na maria sem vergonha e vai comendo a planta, sempre trocando de lugar. Ela foi fotografada em Cordeiro-R.J. no dia 02.01.2013.
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
Este é um bicho-do-cesto da família Psychidae, subfamília Oiketicinae. As larvas constroem estes cestos com galhos, cascalho e seda que elas mesmas produzem. Quando adultos, os machos se tornam mariposas "normais", dotados de asas e assim abandonam o cesto. As fêmeas, ou não criam asas ou as desenvolvem atrofiadas, sendo incapazes de voar e assim permanecem dentro do cesto, tornando difícil a diferenciação entre larvas e fêmeas adultas. Esta eu creio que seja uma larva, até por que o cesto parece ter sido recém constuído. Veja a imagem de uma larva do BugGuide e de uma fêmea do Fauna Paraguay (são espécies distintas).

Por não ter encontrado nenhuma referência sobre bichos-do-cesto se instalando em balsamináceos como maria-sem-vergonhas, não vou dar palpite de espécie. É importante lembrar que eu mesmo fotografei um instalado em um poste de iluminação pública.

Lúcia: Obrigada, Cesar! Adorei a postagem.
Um abraço,
Lúcia Lopes

Um comentário:

  1. Olá!!

    Me deparei também com o bicho-do-cesto e fiquei encantada por não conhecer e nunca ouvir falar.
    Fiz também uma postagem no meu blog:
    http://vivointensamenteascoisasmaissimples.blogspot.com.br/2013/07/bicho-do-cesto.html

    Abraços,
    adriana Ávila

    ResponderExcluir