quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Abelhas Tataíras no Rio de Janeiro

Estas abelhas gostam de banana prata. Foto tirada em março.
Lúcia, da cidade de Cordeiro no Rio de Janeiro.
Cesar: Querida Lúcia,
É com muita satisfação que posto esta, que é a primeira solicitação de identificação do blog!
Estas parecem ser abelhas Tataíra ou Caga-fogo, abelhas da família Meliponidae*, que são abelhas sem ferrão. Seu nome científico é Oxytrigona tataira.
De acordo com Abelhas do Mato, estas são abelhas extremamente agressivas, apesar de não possuírem ferrão, produzem uma substância cáustica de suas mandíbulas que podem produzir queimaduras.
Nota-se que eles não registram sua ocorrência no Rio de Janeiro (mas se está em SP, MG e ES, RJ está certamente em seu alcance) e que esta variedade é mais amarela do que as fotos da internet, mas um comentário AQUI, parece elucidar muito bem isso. É notável que não há muitas referências na internet e, inclusive, esta já parece ser uma das melhores fotos disponíveis!
Estou contatando o autor do comentário na esperança de que possa nos fornecer mais informações.

Lúcia: Olá Cesar, tudo bem? Obrigada pela classificação das abelhas! Fiquei surpresa ao saber que elas não "frequentam" o R.J. Obrigada pelos elogios e fico feliz por ser a primeira a solicitar uma identificação. Que emoção! Obrigada mais uma vez. Um abraço fortissimo, Lúcia Lopes

Cesar: Lúcia, a espécie flaveola a qual eu havia citado parece ser toda amarela de acordo com esta fonte. e diz que muitas subespécies registradas antigamente passaram a ser reconhecidas como espécies distintas.
Abelha-caga-fogo Oxytrigona sp. segue sendo a melhor identificação.

O meliponicultor Jean Carlos Locatelli do grupo ABENA nos provê a confirmação:
Olá Crash, É Caga-fogo mesmo (Anexo). Tlz seja alguma sub-espécie mais clara do que as que vc conhece, mas é a mesma abelha. Existem muitas sub-espécies de várias Abelhas Nativas, isso se dá, normalmente, por questões gegraficas, de clima e de floradas, mas não há consenso definitivo, pois temos na mesma região, relatos de várias sub-espécies convivendo próximas, logo, em se tratando de ASF ainda há um mundo para ser descoberto por isso que temos de preserva-lo antes que a cobiça humana destrua tudo... rs

Cesar: Muito obrigado, Jean!

O grupo ABENA, com mais de 1.500 associados é o maior fórum sobre abelhas sem ferrão do mundo, nas palavras do sr. Jean: "O Grupo Abena é a nossa inspiração e de onde tudo converge e diverge"

*Este grupo passou a ser sucessivamente subfamília, tribo e subtribo, sendo hoje Apidae: Apinae: Apini: Meliponina.

Um comentário:

  1. Eu indico o seguinte site, apesar de nao ter esta espécie... abelhas nao é meu forte, mas aposto que alguém mais "safo" neste grupo facilmente identifica esta quando vir!..

    http://abelhasdobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir