sábado, 29 de julho de 2017

Barbeiro Triatoma no Ceará

Olá, boa tarde. Parabéns pelo site. Encontrei 3 insetos desses no quarto de uma pousada que costumo hospedar em Itapajé, interior do Ceará. Percebi 2 "no chão" à noite e no outro dia de manha fui vasculhar e encontrei outro num móvel de madeira. Matei um q possivelmente havia sugado sangue. Do lado da pousada tem um terreno com uma espécie de mato. Seria um barbeiro?
Raul Ramos.
Raul, por acaso eu vi logo seu pedido e sim, este é um barbeiro, vou tentar determinar a espécie. Em uma pousada, me parece urgente que algo seja feito e é bom que se colete indivíduos vivos e sejam enviados para análise, para saber se estão infectados ou não.

Isto acima foi o que respondi de emergência antes da postagem. Quanto à espécie, é uma Triatoma sp. (Reduviidae: Triatominae), estou com alguma dificuldade em determinar exatamente qual, mas sem dúvida se assemelha aos membros do "complexo T. brasiliensis", deve ser ou T. brasiliensis ou T. melanica, que eram antigamente consideradas uma mesma espécie. Conferindo a descrição do complexo, ele parece ter a mancha no hemélitro de T. b. macromelasoma, que a chave já parece descartar por ter as manchas no pronoto largas. Estas manchas no pronoto não chegando ao lobo anterior leva a T. melanica, que deveria ter a mancha nas asas se estendendo à totalidade das duas células que ocupa. T. brasiliensis brasiliensis não tem mancha nas asas. me lembrando uma postagem recente. Triatoma brasiliensis é o principal vetor da doença de Chagas no nordeste e eu estou 90 % certo que este é Triatoma brasiliensis macromelasoma.

obs.: estou estranhando por que seu nome no site da Disqus é Ramos, no comentário no Insetologia é Raul, nunca vi isto acontecer antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário