segunda-feira, 13 de abril de 2015

Desafio de Identificação: Barata Euthyrrhapha em Minas Gerais

Inseto preto com pequenas bolinhas vermelhas. Costuma ficar entre o taco de madeira e a parede.
José de Formiga, Minas Gerais.
José, este bicho eu achei tão interessante que estou te passando a identificação, mas aos leitores, estou fazendo um desafio de identificação. Pelo menos a ordem pessoal, que bicho é esse? Se ajuda (creio que não, hehe), as iniciais do nome científico são E. p.


Atualização 17/04/2.015: Todos estão de parabéns, trata-se de uma barata, Euthyrrhapha pacifica (Corydiidae/ Polyphagidae: Euthyrrhaphinae).

Há pouca informação sobre elas, o melhor que encontrei está em Entophile, de onde traduzo alguns trechos:

É supostamente comum em muitas das ilhas do pacífico e ao longo dos trópicos (Fullaway e Krauss 1945, Zimmerman 1948). O Catálogo de espécimes de Blattaria na coleção do Museu Britânico lista Brasil, Madagascar, e Polinésia como sua distribuição (Walker e Gray 1868). (...) É de ampla distribuição nas regiões tropicais e ocorre em muitas das ilhas do Pacífico. Encontrada em ambientes internos e externos, desenvolvem-se em armários abandonados, entulho, sob folhas mortas e outros detritos. As ninfas jovens saem da cápsula do ovo através de um buraco que roem. Eles não são atraentes em aparência, em contraste com os adultos. As baratas são ativas durante o dia e à noite e podem ser vistas correndo de modo irregular. "Zimmerman (1948) acrescenta que "não é raro serem confundidas com besouros por leigos." (...) Eu fui capaz de rastrear um par de referências nos Anais da Sociedade Entomológica Havaiana. No Volume 2, número 4 dos Procedimentos (1912), está escrito que "Mr. Terry exibiu um exemplar da pequena barata, Euthyrrhapha pacifica, e uma de suas cápsulas de ovos a partir da qual os jovens haviam surgido. Ele chamou atenção para o fato de que, em vez de sair da forma usual, as baratas jovens desta espécie roeram um buraco através da cápsula, semelhante aos feitos por parasitoides, podendo ser interpretados desta forma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário