sexta-feira, 7 de junho de 2013

Crisálida de Borboleta Papilio sp. no Rio de Janeiro

olá cesar, achei esse no terreno que tenho ,ha muito mato ,mais estava na beira do mato que da pro caminho do terreno . A primeira foto foi tirada dia 30 de maio ,e a outra hoje dia 5 junho. obrigado
Marquinho de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Marquinho, estes fios de seda que seguram a crisálida ao galho é típico das borboletas da família Papilionidae. Esta certamente é uma Papilio sp. (ou Heraclides, Papilioninae), talvez pudesse dar um palpite sabendo a planta hospedeira, mas certamente ela se parecerá muito com esta. Será muito bonita, independente de qual espécie ela seja.

Atualização 15 Jul 2013 - Marquinho: ola Cesar ,depois de muito tempo estou mandando a foto da planta em que se encontra a Crisálida de Borboleta Papilio sp. que mandei .Nao sei o nome da planta, mais percebi que ela cresçe rente ao chão ,mais devido a quantidade de plantas ao seu redor ela se apoiou e alcançou uma boa altura do chão.
Cesar: Muito bom Marquinho! Eu também não conheço a planta, mas espero que consigamos a identificação. Eu achava que as folhas visíveis na imagem fossem da própria planta hospedeira

Atualização 07/12/2.013 - Ulf Drechsel: seems to be Pterourus menatius.

Cesar: O Ulf matou dois coelhos com uma cajadada só, esta postagem do mês anterior mostra a lagarta desta que, seguindo Miller (1987), prefiro chamar Papilio (Pterouurus) menatius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário