quinta-feira, 28 de março de 2013

Borboleta Ninfalídea no Rio de Janeiro

Olá Cesar, tudo bem?
Esse tomateiro nasceu aqui em casa e semana passada eu vi essa borboleta pousada em uma de suas folhas. Ao me aproximar observei que ela tinha colocado uns ovinhos.Essa semana eles eclodiram e pude ver várias lagartinhas minúsculas e bonitinhas.Veja que lindas!
Data da foto 1: 20.02.2013
Data da foto 2: 26.03.2013
Local:Cordeiro-R.J.
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
    Esta é uma borboelta da família Nymphalidae, a família mais numerosa de borboletas (vide marcadores na coluna esquerda) e identificar borboletas borboletas nesta família é fácil: elas apresentam o primeiro par de pernas atrofiados, por isto aparentam possuir apenas quatro perninhas!
    A espécie me parece ser Mechanitis lysimnia (Heliconiinae, Heliconiini), mas é preciso tomar cuidado na identificação destas borboletas, por que existem muitas muitíssimo parecidas (1 e 2). No Fauna Paraguay, ela é a 3c, e AQUI ela está registrada como praga do tomateiro.
     Este é um registro interessante, pois mostra a aparência das larvas no primeiro instar, se tivesse sido registrada somente as larvas, não saberíamos sua identificação. Se for manter as larvas no tomateiro, seria muito interessante acompanhar e registrar os vários estágios das larvas até se tornarem adultas.
     Muitos têm chamado esta espécie de maria-boba, talvez o nome comum, que é usado principalmente para Heliconius ethilla possa ser usado para ela também, mas estou vendo que isso já causou uma confusão danada entre as espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário