domingo, 6 de março de 2022

Opilião e Formigas no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje encaminho para ID este Opilião que fotografei em Teresópolis no Rio de Janeiro. Estava disputando uma carcaça de inseto seco com algumas formigas e, depois desistiu. Encaminho visão lateral e traseira deste belo Opilião. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
A vista traseira parece mostrar características que o torna bem distinto, mas como na maioria das referências temos imagens em vista dorsal, fica difícil comparar o habitus do bicho, que até parece apresentar coloração diferente nas duas laterais. Por exemplo, achei semelhante a uma Gryne sp. (Opiliones: Laniatores: Gonyleptoidea: Cosmetidae: Discosomaticinae), mas tenho dúvida se eles apresentam este detalhe traseiro, meu melhor palpite é Gonyleptidae: Caelopyginae que é o grupo onde a encontrei, veja Arthrodes e Metarthrodes. Espero ainda conseguir mais, neste grupo, não se inem como chegar às famílias com segurança.

Atualização Mai/2022 - Comentário da dra. Amanda C. Mendes: Coloridinho e com as pernas finas pensei em Cosmetidae, mas os pedipalpos não parecem ser - a não ser que seja um jovem, existe essa possibilidade. A outra possibilidade é ser fêmea de um Mitobatinae (Gonyleptidae), me lembra um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário