sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Ciclo de Borboleta Pyrrhopyge em Minas Gerais

Oi Cesar!
Acompanhei o ciclo dessa belíssima borboleta. De quando encontrei até o dia em que o primeiro adulto resolveu sair para desfilar a beleza dele por aí, foram quase 2 meses:

Primeiro, observando as goiabeiras, eu encontrei o resto dos ovos já comidos e um pedaço circular da folha dobrada sobre si mesma e grudada com seda:
Um estava vazio, mas abrindo os outros dois pedaços de folha, encontrei as lagartas. Elas passam o dia embrulhadinhas na folha dobrada e saem quando anoitece para se alimentar. Comem e depois fabricam um novo abrigo para se esconder. Também é dentro do abrigo que elas trocam de pele.
Logo, elas pararam de comer e fizeram um abrigo grudando mais de uma folha com uma seda amarelada e bem forte. Empuparam 1 mês depois que as encontrei.

Por fim, depois de quase um mês aguardando, o adulto deu as caras:
Que bicho maravilhoso! Tanto lagarta, pupa e borboleta são lindissimas. Eu acho que pode ser Elbella, mas sem certeza nenhuma rs!

Obs: Se quiser vídeos, me dá um toque que eu te envio! :D
(...)
Oi Cesar! Tudo bem? Passando o te falar que achei a id da borboleta hesperiidae que mandei no site é Pyrrhopyge pelotas (achei no Pybio)
(...)
Agora estou. Dúvida. Tem P phylleia parecida tb
TaMi de Minas Gerais.

Cesar: O "colarinho" e as "franjas" não combinam com P. phylleia, com P. pelota (não pelotas como em PyBio) meu maior problema era a distribuição, mas ela aparece em Motta (2002) coletada em Uberlãndia, então creio que está correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário