sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Mariposas de São Paulo

Oi, Cesar.
Muito obrigada pela id. Espero que seu ano novo seja bom.
Por aqui começou animado: uma "turma" de mariposas resolveu aparecer... bem, na verdade eram três. E como elas apareceram no mesmo dia e têm características parecidas vou postar a turma toda.
As características em comum são: as três têm o corpo com um pouco mais de 2,5cm da cabeça (sem incluir as antenas) até o final; todas têm uma envergadura de mais de 6cm de uma ponta da asa até a outra ponta; todas elas voam muito rápido e não ficaram dando voltas em torno da lâmpada, mas pareciam estar fazendo uma corrida de exibição sem trajeto estabelecido (pra cima, pro lado, no chão...) em voos rápidos e sem nexo; as três têm o corpo gordinho - e foi isso que deu problema. Explico: por conta do tamanho, da cor e do corpo gordinho eu pensei que fossem duas vespas e uma abelha e acabei matando elas sem querer. Normalmente eu prendo os bichinhos que entram aqui em casa em algum vidro, tiro fotos e depois solto eles, mas essas mariposas vitaminadas fazendo 'racha' me enganaram. Enfim: uma delas é preta e cinza ( parece marrom escuro, mas é cinza) e estava fazendo acrobacias perto da flor de cera, a outra é preta e cinza com um detalhe branco na cabeça e corpo laranja (na foto parece vermelho mas é laranja) e estava fazendo acrobacias perto do cheiro verde e a outra é toda amarela com um penacho branco na cabeça e estava nos crisântemos em flor, antes de começar a voar atrás das outras. Enfim, esse 'racha' aconteceu ontem e era um tal de uma atrás da outra e outras atrás da uma, e uns estalos quando elas batiam na mesa, no vaso das plantinhas ou em mim e a cor e o corpo gordinho delas que eu fiquei curiosa com o comportamento e com elas mesmo. Então, você conhece essas vespas e essa abelha presas no corpo de mariposas e que gostam de fazer racha na sala dos outros? Vou postar três fotos de cada, mas tem mais se precisar (as duas primeiras são as 'vespas' e a outra é a 'abelha', tá?) K, k, k!
Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos.
Bom, sendo vespas e abelhas seriam predadores e polinizadores muito importantes em seu meio. A primeira, monocromática, infelizmente vou ficar devendo, está bem difícil, mas deve ser Noctuoidea (Noctuidae, Erebidae, Notodontidae...). A segunda é Eucereon compositum (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina) e a última parece Chloridea virescens, (= Heliothis virescens; Noctuidae: Heliothinae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário