domingo, 30 de janeiro de 2022

"Incidente" com Aranha Viúva no Ceará

Olá Cesar!

Eu gostaria de pedir ajuda pra identificar uma aranha porque ela entrou no meu nariz e estou com medo de morrer agora kkk.

Eu estava olhando através de uma veneziana de uma janela de madeira quando respirei e senti algo entrando no meu nariz. Fui pro banheiro e depois de escarrar bastante ela saiu. Isso foi em Barreira/CE. Eu não tenho certeza se ela me picou, mas tenho medo que tenha me picado lá dentro na hora que ela entrou ou saiu.

Ela é bem pequena, acho que da ponta de uma perna a outra dá menos de 1cm. Para comparação nas imagens ela está em cima de um papel higiênico. Procurei bastante em lugares por ela, mas não consegui encontrar outra parecida com essas manchas brancas atrás, por isso gostaria de pedir sua ajuda.

Minha região é um pouco interior, mas não tão afastada assim. Temos um quintal pequeno com algumas plantas como bananeiras e coqueiros caso ajude.

Abraço!
Gabriel Maia Gondim
Erik: Não dá para ver claramente pois ela está bastante encolhida, mas conheço uma aranha com uma cor parecida com essa no abdômen. Talvez seja uma falsa-viúva-triangulosa (Steatoda triangulosa), ou também pode ser outra que não conheço, mas pode ficar tranquilo que não se assemelha a nenhuma espécie peçonhenta!! Ainda assim recomendo esperar pela melhor identificação de um especialista, que no caso, é o César, pois não sei se estou certo sobre a espécie.


(Os padrões de coloração no abdômen variam)

Gabriel: Obrigado! Realmente parece, talvez fosse uma filhote. Eu não consegui tirar fotos melhores porque ela é bem pequena e eu fiquei com medo de mexer e acabar piorando o ângulo.

Oberdan: Podes ficar tranquilo, morrer tu não vai kkkkkkk Embora quase todas tenham veneno, só três gêneros de aranhas brasileiras causam risco à saúde humana: marrons, viúvas-negras e armadeiras. Mesmo assim, são raríssimos os óbitos. Outros gêneros podem causar acidentes desagradáveis, mas que não geram risco de vida. Esta da foto certamente não pertence ao grupo perigoso. De qualquer forma, se ela tivesse te picado creio que tu sentirias, já que é uma região bastante sensível.

Cesar: Quando cheguei o debate já estava bem adiantado, eu discordo dos dois: nem sou especialista e muito provavelmente o Gabriel vai morrer sim, acredito e espero que não tão cedo. Não acredito que a aranha tenha picado, se picasse você saberia. Na minha opinião esta viúva não é nada falsa, é um macho de Latrodectus geometricus (Theridiidae), temos alguns relatos de acidente com elas aqui, nenhum deles foi agradável, o acidente envolvendo um macho porém, foi bem leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário