sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Besouro-Tartaruga Stolas em Goiás

Olá CésarCrash, boa noite! Já identificou pra mim, um Stolas lineaticollis, Besouro tartaruga azul, que registrei em Pirenópolis. Agora registrei este Besouro tartaruga verde, à noite em Anápolis-GO. Solicito seu auxílio na ID. Obrigada!
Zeila Lemos.
Na verdade, aquele foi corrigido pelo Henrique para S. sanramonensis. Na descrição, Borowiec (2005) diz:
Por um lado, várias espécies comuns provavelmente representam grupos de espécies biológicas intimamente relacionadas, por outro lado, muitas espécies distintas permanecem não descritas. Abaixo, uma nova espécie da Bolívia de padrão dorsal único pertencente ao grupo bem separado de pequenas espécies próximas a S. lineaticollis (BOHEMAN, 1850) é descrita.

Revisitando aquela postagem, o que me parece agora é que aquele exemplar tem a sutura escurecida nos élitros, características  de S. sanramonensis, porém elas são menos expressivas que nos tipos da publicação, não chegando a ser negras. Neste exemplar, estas suturas ainda me parecem mais apagadas, me fazendo pro em dúvida de novo a verdadeira identidade deles. O que me parece é que apesar da leve diferença em coloração e localidade, ambos devem ser uma mesma espécie. Não duvido que, na verdade, viessem a se enquadrar nas citadas muitas espécies semelhantes não descritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário