domingo, 10 de outubro de 2021

Picada de Barbeiro Triatoma na Bahia

Oii Boa tarde! Isso é um barbeiro ? O sangue significa alguma coisa ??
(...)
No susto eu matei. Acordei com ele do meu lado e picada na barriga. De alguma forma ele conseguiu entrar no mosquiteiro. Ainda irei fazer exames, espero que não der reagente. E é da Bahia
Gnar.
Como eu havia dito, o sangue significa que picou um animal, não necessariamente humano. Mas se há marca de picada, a coisa muda. A espécie determino como Triatoma sordida (Reduviidae: Triatominae: Triatomini), segundo o Guia de Triatomíneos da Bahia:
Biologia: no ambiente silvestre, é encontrada sob cascas de árvores e em ninhos de pássaros, principalmente em áreas de cerrado. Em ambiente domiciliar ocorre frequentemente em galinheiros, pilhas de lenha, pombais, chiqueiros e currais. Tem ampla distribuição no estado da Bahia. Importância vetorial: média. Mesmo se mantendo há anos como a espécie mais capturada na Bahia, T. sordida segue apresentando baixo risco de transmissão da doença de Chagas, tanto por seu comportamento peridomiciliar, quanto por sua marcada ornitofilia e baixos índices de infecção natural por T. cruzi. Entretanto, há evidências de que essa espécie tenha originado casos agudos da doença de Chagas na Bahia a partir de transmissão oral.

Sempre lembrando que barbeiros devem ser coletados vivos e enviados para análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário