sábado, 30 de outubro de 2021

Mariposas Noctuóideas de Minas Gerais

Já faz um tempinho que não contribuo aqui (aquelas semanas corridas kkkkk) então deixo alguns já identificados que ainda não tem no site. Aí você pode publicar no seu tempo. Bom que você confere as identificações estão corretas. kkk Grande abraço!

3. Duas mariposas Nodozana (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini), talvez Nodozana thricophora (15/01/2021) e Nodozana coresa (22/07/2020).
15/01/21 
22/07/2020

4. Uma mariposa Lysana sp. (Notodontidae: Nystaleinae), semelhante a Lysana plusiana. Fotografada em 15/12/2020.

5. Mariposa Phytometra sp. (Erebidae: Boletobiinae: Phytometrini) fotografada no pasto dia 09/12/2020.

6. Mariposa Erocha sp. (Noctuidae: Agaristinae), fotografada na tarde de 27/11/2020, nas folhas de jabuticabeira. O segundo par de asas era escuro e no abdome havia uma mancha lateral laranja.

7. Uma Spragueia sp. (Noctuidae: Acontiinae), semelhante a S. apicalis fotografada na tarde de 14/11/2020 em uma folha de capim. Mas pela distribuição talvez seja Spragueia lepus (=Spragueia taragma).
Jefferson Coelho de São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais.
Todas estas mariposas são aparentadas na superfamília Noctuoidea. N. trichophora parece ser bem semelhante, BoldSystems tem outras, como N. coresa.

A segunda parece mesmo com a L. plusiana, não dá pra duvidar que ocorra por aqui também, mas as três espécies no CTFB são L. argolarmaL. improvisa L. minasensis, pelo menos a última, se não houver erro como acontece com outros animais (1, 2), podemos assumir que foi descoberta em Minas Gerais.

Estou vendo registros de Phytometra spp. em tudo que é lugar, Europa, África, Ásia, Oceania, Américas do Norte e Central, só não na América do Sul. Os palpos dela parecem maiores do que na maioria, mas não sei, pelo menos parece correto.

Em Erocha o CTFB registra apenas E. discreta E. irrorata, a segunda é vista em Cahurel Entomologie e as características que você viu nas asas e abdome coincidem. Quanto à discreta, parece ser sinônimo de E. mummia, também representada lá e é diferente, a menos que sejam dimórficas, ao que tudo indica é E. irrorata.

Pelo menos a S. lepus vista em TropicLeps tem coloração bem diferente. O CTFB dá ainda por opção no Brasil S. canofusa, S. marmoreaSpragueia taragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário