sábado, 11 de setembro de 2021

Crisálida de Borboleta Leptophobia em Santa Catarina

Olá César!
Bom dia/Boa tarde/ Boa noite
Encontrei esse casulo bonitinho hoje no meu sofá, Pomerode/SC, não sei dizer de que espécie é, mas é bem fofinho 
Acho que quando eu ficar mais velha, vou querer cursar insetologia também
Luna Helena.
Luna, é interessante ver alguém chamar de "fofo" esta coisinha com grandes espinhos. Creio que pue identificar corretamente como a bela pupa de uma Leptophobia aripa balidia (Boisduval, 1836) (Pieridae: Pierinae: Pierini); Você pode ver o ciclo completo em Bioma nº 34. "Casulo" é justamente o nome que se dá ao revestimento "fofinho" (alguns espetam, na verdade) da pupa de algumas mariposas. No caso de uma pupa de lepidóptero nua como esta, chamamos de crisálida.

Quanto à Insetologia, este é um nome obsoleto hoje para um curso, chamado de Entomologia, área de especialização da Biologia. Isto é muito bom pois, normalmente ao se falar em Insetologia, já se pensa neste espaço, que se chamaria "Bichologia" se outro não tivesse usado antes. Enquanto isso, o Curso de Entomologia da IRV Ambiental pode ser feito online por pessoas de todas as idades.

Luna: Obrigada César! Eu chamei de fofinho em relação que o casulo era bonito, quanto a firmeza dele eu não sei kkkkk tenho medo de encostar em casulos alheios

Nenhum comentário:

Postar um comentário