sexta-feira, 18 de junho de 2021

Formiga Camponotus em Minas Gerais

Soldado do que acho ser Camponotus renggeri, haviam operárias junto aos soldados mas preferi pegar o mesmo. Pode ser?
Pedro S de Raposos, Minas Gerais.
No caso de formigas, o termo mais usado aqui é operária maior. Tem tudo pra ser C. renggeri (Formicidae: Formicinae: Camponotini), mas vejamos o que diz Ronque et al. (2015):

Camponotus renggeri (Emery) e Camponotus rufipes (Fabricius) pertencem ao subgênero Myrmothrix do Novo Mundo, que é caracterizado por numerosos pelos longos, eretos, castanhos ou dourados que são conspícuos no escapo antenal e nas pernas. As duas espécies são geralmente distinguidas por nuances na cor do corpo enegrecido (C. renggeri é brilhante; C. rufipes é fosco), número de pelos eretos em diferentes partes do corpo e cor das pernas (amareladas em C. renggeri; avermelhadas em C. rufipes). No entanto, variação nestes caracteres morfológicos, combinados com as muitas semelhanças em sua ecologia no cerrado, frequentemente tornam C. renggeri e C. rufipes difíceis de diferenciar em campo. Na verdade, essa incerteza taxonômica persistiu desde as descrições das espécies. Camponotus renggeri foi inicialmente descrita como uma subespécie de C. rufipes (Bruch, 1914), só adquirindo status específico alguns anos depois. Essa classificação foi então contestada por Wheeler (1923), mas o trabalho subsequente confirmou C. renggeri e C. rufipes como entidades biológicas diferenciadas (Emery, 1925; Kusnezov, 1952; Hashmi, 1973). Mais recentemente, Mackay (2004) sugeriu que a variação da cor no corpo e nas pernas justifica a fusão dessas duas espécies em uma espécie altamente variável, C. rufipes.
Se eu deixar até aí vai parecer que neste momento as duas podem ser uma mesma espécie, então lá no fim, na discussão consta "Este estudo combinou dados comportamentais, ecológicos e moleculares para confirmar que C. renggeri e C. rufipes são espécies diferentes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário