quinta-feira, 24 de junho de 2021

Besouro Angorá em Minas Gerais

Boa noite César. Encontrei este aqui a um tempo atrás e finalmente chegou a vez dele. Achei incrível como foi fácil manuseá-lo, normalmente estes besouros voam só de se chegar perto... Como a vaquinha-verde-amarela por exemplo...
Pedro S de Raposos, Minas Gerais.
Este é um adulto da  "lagarta-angorá", Astylus (Astylus) sp. (Melyridae: Melyrinae: Astylini); A. variegatus e A. atromaculatus parecem indiferenciáveis.

Lucas Rubio: Oi gente, posso contribuir com algo. A. variegatus e A. atromaculatus tem distribuições disjuntas; A. variegatus está distribuído no Brasil e no extremo norte da Argentina (província de Misiones), enquanto A. atromaculatus está distribuído no resto da Argentina e Uruguai, bem como em parte do Paraguai e Bolívia, e como uma espécie introduzida em África do Sul. Em cuanto às diferenças morfológicas, A. variegatus geralmente apresenta o pronoto uniformemente preto, enquanto em A. atromaculatus é cinza claro com duas manchas pretas ovais no disco.

Às vezes esse padrão de manchas pode estar ligeiramente marcado em variegatus, mas nunca tanto quanto em um atromaculatus 'saudável'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário