domingo, 6 de junho de 2021

Barbeiro Triatoma no Rio de Janeiro

Olá Cesar,

Encontramos esse inseto a noite passeando sobre a cama e ficamos preocupados de que pudesse ser um barbeiro. Estamos em Buzios. Como existem besouros parecidos procuramos a ajuda de quem entende para tirar essa dúvida. Lemos tantas vezes sobre o perigo dos barbeiros nos nos livros de escola que ficamos preocupados.

Grato,
Raphael Costa (Raphael Imenes).
Sim, Rafael, este é um barbeiro, mais precisamente Triatoma vitticeps (Reduviidae: Triatominae: Triatomini), espécie comum no Sudeste, mas nova no Insetologia. Vou citar dois artigos sobre esta espécie:
O índice de infectividade de sangue humano (62,50%) e a sorologia humana negativa (Gonçalves et al, 1998) também confirmam que T. vitticeps não é um bom vetor de infecção humana (Dias et al, 1989; Diotaiuti et al, 1987; Gonçalves et al, 1988). Isso sugere um comportamento oportunista, uma vez que a proximidade de um certo tipo de hospedeiro é geralmente mais importante do que a preferência por um determinado hospedeiro (Minter, 1976). Gonçalves, Rocha & Cunha (2000)
No caso do T. vitticeps, estamos diante de uma espécie com características únicas, cujo contato com o homem não parece estar relacionado com a ocorrência de colônias intradomiciliares, mas sim com repetidas invasões de habitações das zonas circundantes. Aparentemente, esse contato não resulta na transmissão do T. cruzi ao homem, pois a prevalência da doença de Chagas em Itanhomi é muito baixa (Camargo et al. 1984). Pode ser consequência do intervalo prolongado entre alimentação e defecação nessa espécie (Diotaiuti et al. 1987, Gonçalves et al. 1988, Santos et al. 2006). Souza et al. (2008)

Os artigos indicam que este não é um importante vetor de doença de Chagas. Todavia, não podemos ignorá-lo como agente transmissor, estes bichos devem ser coletados vivos e encaminhados para órgãos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário