quinta-feira, 27 de maio de 2021

Gafanhotos de Brasília

Olá, César! Mesmo que não dê para saber o gênero ou espécie, será que estes gafanhotos são Romaleidae? Aliás pesquisei nas espécies dessa família e não encontrei algo parecido. Só um deles ali (o mais escuro) acho que poderia ser Zoniopoda. Ambos foram em área de cerrado nos arredores de Brasília, DF. Obrigado e um abraço!
Rodrigo Conte.
Romaleidae é família ou não dependendo de quem se pergunta. No sistema usado em Orthoptera Species File é, mas segundo BugGuide:
Romaleinae tem sido tratada tanto como uma família completa ou como uma subfamília de Acrididae. Orthoptera Species File Online lista como família Romaleidae Pictet & Saussure, 1887. No entanto, não há nenhum caractere morfológico individual que separe este grupo como exclusivamente distinto de todos os outros grupos dentro da família Acrididae, e todos os estudos recentes de DNA molecular colocam bem este grupo dentro de Acrididae. Nestes estudos, separar Romaleinae como uma família faz com que o restante da família Acrididae se torne "parafilético". Também há fortes evidências de que o grupo não é totalmente natural e pode incluir gêneros que não são particularmente relacionados entre si. Essas são áreas que precisam de mais estudos.
As imagens em Orthoptera Species File não estão assim tão boas para comparação, até por que o bicho está escurecido, mas este primeiro eu acho que é Chromacris nuptialis (Romaleinae: Romaleini).

O outro, me parece Schistocerca sp. (Acrididae: Cyrtacanthacridinae: Cyrtacanthacridini), se não for S. matogrosso, pode ser S. carneipes, que não encontrei imagem alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário