sábado, 7 de novembro de 2020

Insetos "Coprófagos" no Pará

Boa Noite César.
Quais são os detalhes mais importantes para identificação de abelhas.
Segue registro da espécie 2
Wellington N Santos de Santana do Araguaia, Pará;
Com abelhas, sem ilusão, praticamente o bicho todo. A resposta de Bee Health para esta pergunta começa dizendo que precisamos de um microscópio de dissecção. Depois disse que pra correr as chaves, o ideal é primeiro identificarmos o sexo do bicho, contando os segmentos das antenas, machos têm um a mais.

Pra mim, por fotos, o mais importante é olhar estruturas para coleta de pólen, néctar, óleos etc. mandíbulas, pernas e o que ela estava fazendo quando registrada, por que pode dar importantes dicas sobre sua biologia. E a venação das asas, que funcionam como uma impressão digital, um código de barras, uma placa de veículos, com uma senha para sua identificação. Inclusive se tem desenvolvido softwares para se separar abelhas europeias de africanizadas através de pequenos detalhes na morfometria das asas. Recomendo Silveira, Melo & Almeida (2002) e Sun & Piliod (2018).

Acredito que esta aqui é uma Centris sp. (Apidae: Apinae: Centridini). É o segundo registro delas sobre fezes, ainda que eu não encontre na literatura. Há pequenas mosquinhas, imagino que sejam Sphaeroceridae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário