terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Rã no Mato Grosso do Sul

Saudações Cesar, já faz um tempo que eu não faço nenhuma pergunta. Bom.. Vamos ao assunto. Eu ouvi dizer por aí que este anfíbio possui veneno e a pessoa tira como base a coloração amarelada. Isto está correto? Poderia identificar está espécie para mim
Maoluk de Eldorado, Mato Grosso do Sul.
Pois é, há quanto tempo, Ankh. Como a página é voltada para invertebrados, mas me pareceu impossível não receber vertebrados, meu critério é que eu posso postar invertebrados de sangue frio, mas não tentar identificá-los (1, 2). E para poder identificá-lo, o ideal seria vê-lo fora do recipiente, que prejudica muito a nitidez.

Quanto à pergunta, pra não ficar nas minhas palavras, vou citar alguns autores:
"Todos os anfíbios apresentam em sua pele dois tipos de glândulas: glândulas mucosas e glândulas de veneno" (Castro et al., 2005, p. 4). "A presença dessas glândulas de veneno é compartilhada por todos os anfíbios atuais" (França, 2015, p. 14). "Todos os anfíbios possuem substâncias tóxicas na sua pele que servem de proteção contra predadores" (Leone, 2018).

Aparentemente, quem disse isso acerta, mas pelo motivo errado, ele não é venenoso por ser amarelo, mas por ser um anfíbio. Quanto à periculosidade, Scinax, Hypsiboas e Dendropsophus (Amphibia: Lissamphibia: Anura: Hylidae: Hylinae), por exemplo, são gêneros comuns que produzem espécies amarelas, inofensivas.

A Barriga Vermelha parece ser bem distinta, se alguém conhece a espécie, peço que deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário