sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Joaninhas e Cochonilhas em São Paulo

Boa tarde, César, sou de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. Tem uma citronela aqui em casa que ficou doente e esses dias apareceram essas larvas nela, de pouco mais de meio centímetro cada. Acho que são de alguma joaninha. Pode confirmar que larvas são? E, se possível, dizer o que são essas bolinhas brancas na planta e se as possíveis joaninhas conseguem acabar com elas?
João Pedro Perini.
João, será que você conseguiria imagens com maior nitidez? Realmente parecem larvas de algum besouro, se for de joaninhas, pode ser Epilachninae, que consomem as plantas, não outros insetos. As coisas brancas, eu acho que podem ser alguma cochonilha (Coccoidea), mas sem certeza também. Está muito difícil de encontrar animais que se alimentem de citronela, apenas o contrário, sobre seu efeito inseticida.

João: Obrigado, César. A planta não dá nenhum sinal de estar sendo prejudicada pelas larvas, não tem nenhum furo nem nada do tipo, e observando, realmente parece que estão comendo essas cochonilhas. Mas pelo visto são joaninhas mesmo, uma até já saiu da pupa. Não sei se as fotos que tirei agora ficaram melhores, mas estou mandando também imagens da pupa e do adulto
Cesar: Perfeito, João. Lima, Melo & Barros (2016) fizeram um bom estudo sobre a joaninha Zagreus bimaculosus (Coccinellidae: Coccinellinae: Chilocorini), excelente predadora da cochonilha-farinhenta Ferrisia dasylirii (Pseudococcidae: Pseudococcinae: Trabutinini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário