sábado, 19 de outubro de 2019

Mosca de Pombo em Minas Gerais

Oii, boa tarde tudo bem? Meu nome é Bianca, moro em Poços de Caldas - MG.
Hoje cedo meu cachorro apareceu com uns bichos estranhos (que eu nunca vi), acredito que seja inseto mesmo, por ter 3 patas de cada lado e por ter um par de asas, porém ele parece um pouco com carrapato (aracnídeo). Acho q ele picou meu cachorro pq depois que tiramos do corpo dele ele ficou se coçando muito (tinha uns 6), eles andavam rápido e por cima do pelo dele. Matamos alguns e saiu um líquido branco e outros um líquido vermelho q acredito q seja sangue.
Minha casa tem um quintal bem grande, tem até bastante bicho por ficar um pouco próximo à mata, mas esse bicho nunca vi aqui em casa, e não sei de onde q surgiu, pois só vimos quando meu cachorro entrou dentro de casa. Devo me preocupar? Vocês saberiam me responder que tipo de inseto q é?
Desde já muito obrigada!
Bianca Vasconcelos.
Bianca, isto é uma mosca da família Hippoboscidae, ela deve ter uma adaptação convergente à dos carrapatos; mosca-carrapato e mosca-piolho são nomes comuns em inglês. A espécie mais comum é a mosca-do-pombo Pseudolynchia canariensis (Ornythominae), elas podem picar mamíferos, mas o hospedeiro são aves, especialmente pombos.

Há uma espécie desta família chamada de mosca-de-cão que se hospeda em carnívoros, mas é espécie do Velho Mundo e não vejo qualquer indício de ter sido introduzida no Brasil. Não sei como tantas podem buscado alimentar-se no cão, mas pelo que tenho de informação, ela deve ser parasita de pássaros, nós temos também parasitas de mamíferos, que têm preferência por ungulados (1, 2), mas algumas são ápteras e costumam ter o abdome mais estreito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário