sábado, 16 de fevereiro de 2019

Marias Fedidas Roferta no Pará

Oi Cesar! Encontrei uns percevejos em dias alternados e acredito que são da mesma espécie. Peço ajuda na ID. A foto do acasalamento só tirei desse ângulo, não quis atrapalhar eles haha. Fotos feitas em Santarém-PA.
Márcia Braga.
Bichinhos muito bonitos. 1 e 2 devem ser Roferta marginalis (Pentatomidae: Pentatominae: Nezarini). Só pra confirmar, 3 e 4, foram encontrados na mesma planta? 4 é ninfa, mas o 3 é adulto com padrões diferentes, acredito que esta não seja a coloração final dele e que o hemélitro possa escurecer ainda. Se não estava na mesma planta, pode ser algo diferente:

Considerando que possa ser outra coisa, tentei a chave de Arocera deu A. placens, difícil estar mais errado. A chave de Runibia deu R. euopta, considerando a "cabeça totalmente negra" o que não parece ser o que mostra a imagem, mas voltamos na questão da coloração final. Não combina com a ilustração do artigo, mas diz "manchas pares castanho-escuras a negras, de extensões variáveis, no pronoto, escutelo e hemiélitro". Mas talvez não passe nem da descrição do gênero, por dizer que o primeiro segmento da antena quase chega ao ápice da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário