sábado, 9 de fevereiro de 2019

Formigas Loucas e Gorgulho Naupactus em São Paulo

Oi, Cesar!

Certo, então na planta era uma joaninha e na parede eram ninas de maria fedorenta - pensei que fossem joaninhas atacando os ovos de algum outro bicho... Até que os ovos de maria fedorenta são bonitinhos. Valeu pelas identificações.

Mudando de bicho, no mesmo dia 3 de fevereiro, vi um bicho em uma parede de tijolo. Acho que ele estava morto, pois tinha várias formigas tentando leva-lo para algum lugar e ele não se mexia. Você pode me dizer que bicho ele era e que tipo de formigas estavam tentando leva-lo? Ah, enquanto eu clicava, foram chegando mais e mais formigas. Eu não fiquei muito tempo olhando depois que fotografei, mas acho que elas conseguiram levar o bicho para o formigueiro. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Realmente o besouro parece já estar morto, pois não parece ter feito qualquer movimento entre as fotos. Se eu usei corretamente Lanteri & del Río (2019) em conjunto com Lanteri & del Río (2017), nós ficamos com Naupactus dissimilis (Curculionidae: Entiminae: Naupactini), normalmente estes gorgulhos se alimentam de raízes quando larvas e de folhas quando adultos. As formigas, não tenho toda a certeza, mas me parecem formigas-loucas Paratrechina longicornis (Formicidae: Formicinae: Plagiolepidini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário