Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Mariposa-Vespa em São Paulo

Boa noite Cesar! Achei este inseto e não tenho a menor ideia de quem seja rsrsrs. Gostaria de ajuda na id, obrigado! Campos do Jordão-SP 25/02/19
Alex S. Rosa.
Esta é uma mariposa-vespa, que nas classificações mais recentes deve ficar como Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina. Parece ter afinidade com gêneros como Autochloris, Gymnelia, Homoeocera ou Isanthrene, mas eu suspeito muito de um gênero mais comum, Cosmosoma, porém não encontrei uma que combine com ela. Impressiona pela beleza.

Atualização Nov/2021 - Luis Carlos Rodríguez Méndez: Isanthrene ustrina (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina).

Mariposa Cyllopoda em São Paulo

Fala Cesar! Poderia me ajudar na id dessa pequenina? Campos do Jordão-SP 20/01/19. Obrigado!
Alex S. Rosa.
Esta aqui já é bem complicada pois faz parte de um anel mimético que envolve diversos lepidópteros de famílias distintas, tanto de borboletas como de mariposas. Meu melhor palpite é Atyriodes janeira (Geometridae: Sterrhinae).

Mariposa Arsenura em Alagoas

Boa noite, estava dormindo e acordei com esta mariposa em minha cama, pode identificar se possível? Achei os detalhes amarelados nas antenas e patas maravilhosos. Obrigado!
Dayane Vicente de Pilar, Alagoas.
Dayane, esta é uma bela Arsenura sp. (Saturniidae: Arenurinae: Arsenurini), penso eu que A. armida.

Gafanhoto Acridídeo em São Paulo

Olá César! não estou conseguindo identificar este Acrididae. Por acaso você conhece ele?

De Embu, São Paulo.
Lucas Rubio.
Lucas, pesquisei muito onde pude, não encontrei a espécie, a única coisa que consigo dizer, é que é o mesmo registrado pelo Evaldo, também em São Paulo, também um um mês de fevereiro, sua imagem  é bem semelhante à dele.

Lucas: Acabei de perguntar em um grupo de Facebook dedicado a Orthoptera, e eles responderam que é do gênero Silvitettix. Parece uma boa opção, certo?

Cesar: Com certeza, vejo imagens bem semelhantes. E, no CTFB, só há duas espécies no Brasil. Cruzando com OSF, só uma delas pode ocorrer em São Paulo: 1, 2. Claro que estas distribuições são incompletas, mas nos deixa o palpite de Silvitettix territus (Gomphocerinae: Compsacrini).

Percevejos Fitófagos em Tomateiro de São Paulo

Olá! Encontrei esses dois insetos no meu pé de tomate plantado em vaso. A pergunta é se esses insetos são pragas ou seriam insetos amigos do tomateiro. Obrigada. Sao Paulo SP
Ana Duarte.
Aqui, o cinzento é Camptischium sp. (Coreidae: Coreinae: Acanthocerini), e o verdinho deve ser Edessa meditabunda (Pentatomidae: Edessinae: Edessini), ambos são percevejos que sugam a seiva das plantas.

Gorgulho Heilipus no Paraná

Olá, gostaria de identificar o inseto abaixo. Acredito que seja da família Curculionidae. Foi encontrado dentro de uma gaveta na minha casa em Curitiba/PR. Obrigada!
Fabiana Pimentel.
A família está correta, é uma Heilipus sp. (Curculionidae: Molytinae: Hylobiini), e parece o mesmo da Milena, confundido com um barbeiro.

Besouro Rola-Bosta Diabroctis no Piauí

Minha amiga Carmem Sueli acho na casa dela perto de vegetação fechada...Teresina, Piauí. Muito lindo!
Mariahelena Ferreira da Costa.
Este é um rola-bosta Diabroctis cf. mimas (Scarabaeidae: Scarabaeinae: Phanaeini), um tanto judiadinho.

Ovos de Soldadinho no Paraná

olá! eu achei isso nos galhos de um pé de maricá Mimosa bimucronata em Colombo-PR. por baixo dessa "espuma" branca tem ovinhos dá pra ver na lupa. queria saber q inseto pode ter feito esses ninhos e por que só nas bifurcações dos ramos.
Silvia Ciências.
Não duvido que possam ser ovos de outra Hemiptera: Auchenorrhyncha, mas parecem ovos de soldadinhos da família Membracidae. Nesta planta, eu encontrei registros de Ceresa e Heteronotus spp., mas não dos ovos deles e deve haver mais espécies que possam usar esta planta como hospedeira. O lugar escolhida para botar os ovos, deve ser algo particular desta espécie, não encontro registros semelhantes.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Lagarta-Joia em Brasília

Bom dia, César. Encontrei essa lagarta hoje de manhã no jardim de um vizinho, em Brasília. Numa região de chácaras.. Que lagarta é ? Nunca havia visto. Obrigada!
Elaine Marotta.
Elaine, esta é uma "lagarta-joia" da família Dalceridae, provavelmente Acraga sp. (Acraginae), temos mais de vinte espécies neste gênero.

Lagartas Phoebis em São Paulo

Oi, Cesar!
Muito obrigada, tanto pela identificação do besouro quanto pela verdadeira aula sobre eles. É muito bom conhecer e entender e quando encontro alguém que gosta de partilhar e dividir conhecimento, é ótimo. Então eu flagrei o besouro em um momento impróprio, ele não me deu um 'chega pra lá'. Certo.

Quanto a se cobrir de fezes, expelir substâncias explosivas ou construir um refúgio com fezes, realmente isso é repelente - é difícil que a fome seja maior que o nojo. Argh!!!!! Os predadores naturais de crisomelídeos, de carabídeos e de ninfalídeos sofrem... Tadinhos.

Mudando de bicho, no mesmo dia eu cliquei uma Cassia fistula e nela tinha várias lagartas. Uma delas eu sei que é a Phoebis sennae, pois você já identificou essa para mim tem tempo; mas tinha outra lagarta em dois tons de verde, bem no alto e contra a luz (as fotos não ficaram sensacionais, mas dá para ver) e comendo folha numa velocidade grande. Você pode me ajudar a identificar a verde? Ah, e só para constar, tinha várias lagartas tanto da Phoebis sennae quanto da verde, mas eu só cliquei algumas. E a árvore fica na rua Dr. Antonio Bento. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos.
Naquela ocasião, eu havia dito Phoebis sennae (Pieridae: Coliadinae) ou "talvez espécie próxima", com um link para P. philea. De acordo com BugGuide, a forma "normal das duas espécies é verde, mas se tornam amarelas ao se alimentar de flores amarelas (1, 2). Pelo aspecto da forma "normal", eu acredito que ambas sejam P. philea.

Mariposa Depressariídea em Minas Gerais

Olá César! Registrei essa espécie a alguns dias. No início pensei que fosse um carrapato, até que voou. Sei apenas que se trata de um Lepdoptera.
Geraldo M. Pereira de Curvelo, Minas Gerais.
Alguns tortricídeos têm a forma das asas semelhantes a este "carrapato-voador", mas as Depressariidae (= Elachisitdae/Gelechiidae: Depressariinae) são mais conhecidas pelo achatamento de algumas espécies. Acho que é um depressariídeo, mas não consegui um bom palpite de gênero, talvez Stenoma (também listada em Oecophoridae), que é um gênero bem diverso.

Borboleta Heliopyrgus no Paraná

César , recentemente encontrei algumas lagartas e pupas numa Malvaceae , a princípio pensei ser Pyrgus . Trouxe uma pupa para casa para ver qual espécie era , e hoje ela emergiu , talvez Heliopetes omrina , mas a ventral é um pouco diferente . Qual sua opinião ? 
Tapejara-PR
Tiago Barbosa.
Acho que elas são mais diferentes na vista dorsal do que na ventral. Na minha opinião, Heliopyrgus domicella (Hesperiidae: Pyrginae: Pyrgini), e a subespécie na região deve ser H. d. willi. Tem imagens dos estádios imaturos?

Feiticeira Traumatomutilla no Ceará

Ola César, essa bichinha veio do Ceará, Ipueiras. Só aparecem no inverno.
Damiria Machado.
Esta é uma formiga-feiticeira ou formiga-chiadeira da família Mutillidae, vespas cujas fêmeas ápteras podem produzir uma ferroada dolorosa. Parece ser uma Traumatomutilla sp. (Sphaeropthalminae: Sphaeropthalmini), semelhante à do Jariel no Piauí, nós temos mais de cento e trinta espécies deste gênero no Brasil.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Relato de Lepidopterismo Causado por Borboleta Anteros em Minas Gerais

Olá! Fotografei esta borboleta porque ela espontaneamente pousou em minha barriga, mas ela me causou uma urticaria muito forte, mesmo tendo permanecido sobre a camisa, pode me ajudar a identificar?
Rodrigo Godoy de Sete Lagoas, Minas Gerais.
Me é bem estranho que esta borboleta possa provocar isso, embora já tenha visto coisa semelhante, porém muito mais leve do que o descrito, aparentemente causada por fatores psicológicos. Está um tanto desfocada, mas deve ser Anteros lectabilis (Riodinidae: Riodininae: Helicopini) ou outra espécie do gênero. Os lepidópteros adultos que eu tenho conhecimento de poder causar isto no Brasil, são de um gênero de mariposas (1, 2), não podem ser confundidas com esta.

Mariposa Rothschildia no Mato Grosso do Sul

Olá, essa mariposa apareceu há algum tempo na minha casa em Grande - MS, gostaria de saber a espécie dela. Obrigada.
Elisa Joaquina.
Rafael Salvador: Rothschildia sp?

Cesar: A identificação do Rafael está correta, e me parece R. erycina (Saturniidae: Saturniinae: Attacini).

Mariposa Syngamia em São Paulo

Oie!
Essa fofura pousou em mim lá na faculdade, foi a atenção da sala ❤(sala de biólogos kkk)
(SP-SP)
Gostaria de saber quem é essa gracinha 💕
Obrigada
Bia Neko.
A bonita me parece ser Syngamia florella (Crambidae: Spilomelinae).

Mariposa Elaphria no Rio de Janeiro

Cesar, mais uma mariposa fotografada em Nova Friburgo, em fev/2018.
Claudio Martins de Souza.
Esta deve ser Elaphria deltoides (Noctuidae: Noctuinae: Elaphriini).

Casal de Percevejos Predadores Montina em Brasília

Esse casal é do Yago Oliveira de Brasília - DF
Kel.
Que diferença absurda de tamanho! Parecem ser Montina sp. (Reduviidae: Harpactorinae; Harpactorini).

Percevejo do Tomate no Paraná

Esse Coreidae é do Tiago Barbosa Tapejara-PR
Kel.
Esta é uma forma escura de Phthiacnemia picta (= Phthia picta Coreidae: Coreinae: Anisoscelini). Difícil dizer quem é a formiguinha.

Gorgulho Primitivo Brentus em Santa Catarina

Olá gostaria de saber que especie de bicho pau é essa. Tentei achar na internet e não achei nenhum parecido. Sou de Criciúma, Santa Catarina.
Janaína Dos Santos Godinho.
Janaína, não se trata de um bicho-pau, mas de um besouro, cuja forma alongada pode torná-lo difícil de ser reconhecido como tal. Este deve ser o besouro-girafa ou gorgulho-primitivo Brentus caudatus (Brentidae: Brentinae: Brentini).

Mosca Soldado Acropeltates em São Paulo

Oi César,

Sou de São Bernardo do Campo, SP e encontrei essa criaturinha aqui em casa, que quase foi morta pela minha mãe, sabe o que é? se é perigoso, achei que era uma mutuca, mas não parece ter aquele "canudinho que suga sangue". Desde já muito obrigado.
Natan Ferreira.
É uma mosca, mas não creio que seja uma mutuca. Pelo exemplar da Esalq, eu acredito que seja uma mosca-soldado Acropeltates sp. (Stratiomyidae: Clitellariinae), criatura inofensiva.

Mosca das Flores Palpada em Pernambuco

César, muitíssimo obrigado pela última identificação. Eu jurava que era uma cigarrinha, e saber que aquilo era um vagalume me impressionou.

Hoje aqui em Escada-PE achei o que parece ser uma mosca (eu espero que esteja certo dessa vez rsrs). Nunca tinha visto uma assim e já faz um tempo que eu a via rondando o pé-de-marucujá. Eu achava que era uma abelha antes de ver pousando. Você poderia por favor me ajudar?
José Neto.
Sim, este é um macho de mosca-das-flores Palpada sp. (Syrphidae: Eristalinae: Eristalini).

Opilião em São Paulo

Oie dnv 
Esse bicho muiiito estranho apareceu durante exploravamos a noite num sítio lá perto de Sorocaba, eu nunca vi nada parecido, não tenho a mínima ideia do que seja, você tem alguma ideia?
Bia Neko.
Este é um opilião, provavelmente da família Gonyleptidae (Opiliones: Laniatores).

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Soldadinho-Formiga Cyphonia no Uruguai

Olá, Cesar, tudo bem? Espero que tenha podido resolver os problemas do site; não fiz comentário algum no momento por não ter, lamentavelmente e como gostaria, uma solução para eles. 
Venho pedir se seria possível a identificação deste bichinho minúsculo (uns 5 milímetros quando muito) que o meu filho achou hoje numa planta da qual não sei o nome, e quando eu quis fotografar o bichinho voou para o seu braço. Não parava de se mexer, foi difícil tirar uma boa foto. Ele tem corpo de cigarrinha, mas o enfeite que tem na cabeça deixou-nos pasmados. O bichinho desta postagem que você identificou como Bocydium foi o mais semelhante que achei aqui no site.
Muito obrigada desde já pelo que possa fazer.
María Luisa Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
Os problemas seguem, e não tenho muita esperança de resolver, não é algo necessário, mas é algo que seria muito melhor, se feito.

Este é também um soldadinho da família Membracidae, seu adorno mimetiza uma formiga. Deve ser Cyphonia clavigera (Membracidae: Smiliinae: Ceresini), ou espécie próxima.

María: Já achei o nome da planta onde o bichinho estava: é a falsa mandioca, ou falso café, Manihot grahamii, que nasceu no quintal "espontâneamente", com certeza de uma semente trazida por algum pássaro.

Percevejo Predador em São Paulo

Olá me chamo Guilherme e encontrei esse inseto curioso dentro da minha casa em Sao Jose dos Campos SP, moro no quinto andar. Coloquei ele no meu terrario para tirar a foto e depois soltei ele num parque. Gostaria de saber algo sobre ele. Obrigado.
Guilherme Escobar.
Guilherme, este é um percevejo-predador Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini. Pra ter melhor ideia de qual, seria bom uma vista dorsal; é algo semelhante a Zelus tetracanthus.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Mariposa Argyrosticta em São Paulo

Olá, César!
Uma amiga minha (Flávia Sayuri Fujii) me enviou fotos dessa bela mariposa, com esses padrões diferentes nas asas, que ela encontrou em sua casa em São Paulo-SP.
Me informou que o exemplar era bem pequeno e que por esse motivo a qualidade das fotos não está muito boa.
Acredita ser possível uma identificação?
Gabriel Bergamaschi.
Vejo que ela é muito exigente com suas fotos. Trata-se de uma Argyrosticta sp. (Noctuidae: Acronictinae/Eriopinae), várias espécies são semelhantes a esta, no Brasil temos pelo menos A. ditissima e A. venatrix.

Planária Dolichoplana em São Paulo

Bom dia...em minha está aparecendo muitos desses bichos.. Chão e paredes... Moro ao lado de um terreno muito grande e com muita mata... Também tem muitas aranhas. Poderia me ajudar a identificar?
(...)
Bom dia .... Eu sou de Caieiras / São Paulo. Eu ví algumas descrições e outras imagens e as planárias parecem ser largas. Este bicho de casa é bem fino tipo 3 a 4 mm. E morrem muito fácil com o sol mesmo.
Robson Generoso.
Depende, Robson, muitas planárias são longas e finas (1, 2, 3, 4), Planeta Invertebrados mostra imagens de uma provável Dolichoplana carvalhoi (Platyhelminthes: Rhabditophora: Tricladida: Continenticola: Geoplanidae: Rhynchodeminae) que se assemelha muito a esta e da qual diz "uma espécie descrita originalmente no Brasil, mas provavelmente exótica, do sudeste asiático. Uma espécie excepcionalmente comprida, que preda minhocas".

Provável Ninfa de Maria-Fedida Predadora em São Paulo

Esse é da Carol de SP.
Kel.
Me parece ninfa de Pentatomidae: Asopinae, mas não sei de qual.

Mutuca em São Paulo

Cesar, só voce pra dar a minha vida a direçãooo.....

A Amanda nossa encontrou essa mosca maravilhosa. Fiz pesquisas na sub. Pangoniinae sem nenhum sucesso. Ressurgiu em mim aquela questão sobre se esse bicho, com probóscide longa e dura teria capacidade de picar. Como ela faria isso? Essas questões já permearam minha mente ano passado, quando fiz varias pesquisas sobre o aparelho bucal das moscas. Mas não lembro que conclusão cheguei.
(...)
Já vi que é Fidena. que decepção.
Kel.
Eu acho que é macho de alguma Fidena (escrevi o texto, depois atualizei com o p.s.), mas não encontrei semelhante nem neste gênero (que temos mais de sessenta espécies), nem entre outros gêneros de Scionini, não acho que possa pertencer a outro grupo. 

Me lembro de você mostrar autor que afirmava que elas não picam, de eu mostrar autores que até diziam em que parte do cavalo elas preferem picar, e de você dizer por fim que eu estava certo, mas não sei se certo por dizer que picam, ou por seguir a literatura disponível.

Mariposa Crambídea no Rio de Janeiro

Cesar, este é um daqueles casos em que não acho nenhuma mariposa parecida para abrir a solicitação de identificação. Ela foi fotografada em Nova Friburgo/RJ em fev/2018.
Claudio Martins de Souza.
Ela é uma Crambidae: Spilomelinae (= Pyraustinae: Spilomelini), grupo muito diverso, infelizmente, ainda não sei qual.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Besouro Gymnetis em São Paulo: Sobre o nº 1 e o nº 2 dos insetos

Mudando de bicho, nesse sábado passado eu cliquei um bicho grandão, preto e amarelo. Ele estava no chão na rua S. Benedito e enquanto eu clicava, acho que ele fez xixi e depois saiu voando. Então, além de querer saber quem é esse bicho eu também quero saber se ele fez isso para me afastar ou se eu o flagrei em um momento impróprio, quer dizer, ele ia fazer xixi mesmo ou foi uma tentativa de me afastar? Existe esse tipo de comportamento entre os insetos? Desculpa fazer tantas perguntas, mas gosto muito de aprender e fiquei intrigada com essa atitude. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Seguindo os nomes de Gymnetini (Scarabaeidae: Cetoniinae) listados no CTFB, o nome válido deve ser Gymnetis holosericea ou G. flavomarginata, os nomes válidos me são bem confusos neste grupo, peço que veja esta postagem.

Insetos fazem tudo junto e misturado, número 1 e número 2. Encontrei uma discussão interessante em Quora, onde nós temos o texto de Matan Shelomi, que diz que, de uma forma livre e resumida, se ao manusear um inseto, houver líquido em sua mão, isto pode ser fezes líquidas, eles também contraem diarreia ou, insetos que têm uma dieta muito líquida, podem excretar água diretamente elo ânus, sem absorvê-la. Pelo seu raciocínio, insetos não fazem xixi, por sair tudo pelas vias do número 2. Há em seguida um comentário de nosso amigo Eduardo Fox, que considera que se fazer xixi quiser dizer "expelir líquidos pela traseira", então não todos, mas alguns insetos o fazem, e um bom exemplo são as cigarras.

Quanto a fazê-lo para afugentar outros seres, alguns insetos fazem coisas semelhantes, não creio que seja o caso deste besouro. Algumas larvas de crisomelídeos cobrem-se com suas fezes para se camuflarem e/ou se tornarem repugnantes aos predadores (1, 2, 3, 4), besouros carabídeos podem expelir substâncias químicas cáusticas, mal-cheirosas ou até explosivas pela traseira, algumas larvas de hesperiídeos podem disparar suas fezes a relativamente longas distâncias para evitar serem detectadas por predadores, e pelo menos um ninfalídeo constrói estruturas de refúgio com suas fezes. Diretamente, desta forma, fazer o serviço na hora, não com químicas defensivas, mas com os próprios dejetos para afugentar predadores, se houver algum caso, eu desconheço.

Mariposas Megalopigídeas no Rio de Janeiro

Cesar. Eu achei tão legal esse registro do Marcos Eduardo de Macaé RJ. Será que se trata de aberração? Algumas saíram com parte das asas brancas.
Kel.
Acho que eu tenho mais perguntas do que respostas.

A primeira: Que espécie é esta? Bom, sou eu quem geralmente recebe esta pergunta, mas as Megalopygidae estão me parecendo cada vez mais confusas mesmo no nível genérico (1, 2, 3), definitivamente há muita confusão na internet neste grupo, inclusive aqui, tentei consultar especialista pra resolver de vez, mas não tive resposta, não estou querendo aumentar mais. Claramente, o primeiro indivíduo, mais branco, é macho, e o segundo fêmea, as antenas não negam. Lepesqueur (2012), na página 53, mostra uma fêmea de Megalopyge albicollis que, aos meus olhos, parece idêntica a esta, talvez com branco ao invés de amarelo no tórax. A autora ainda diz "Os machos (e) são menores e menos robustos que as fêmeas (f) e possuem asas posteriores mais esbranquiçadas." A imagem do macho não mostra um indivíduo com asas tão brancas como este mas, se eles têm naturalmente asas mais brancas, pode-se supor que esta é uma variação possível. Só que as larvas mostradas não se assemelham a esta, se parece mais com as que se costuma dizer serem de Podalia, agravando as dúvidas que tenho sobre estes gêneros.

A segunda: Está botando ovos na segunda imagem? Se não, que bumbum peludo é este, é o mesmo indivíduo da terceira?

A terceira, mas não menos importante, a lagarta está usando fivelinhas no cabelo, ou é impressão minha?

Lagarta Arsenura no Rio Grande do Sul

Grande César. Depois que tu me surpreendeu com a identificação em outra postagem vou ter que te molestar por mais umas quantas vezes. heheh
Essa lagarta eu vi e fiz este registro no interior de Caxias do Sul/RS. Já procurei por ela na internet porém nem a internet parece que sabe! A minha fé em em ti! kkk Que espécie de lagarta seria essa? Valeuu
Rodrigo Arioli Dos Reis.
Estágios imaturos já são mais difíceis, mas esta lagarta não me parece estranha, não creio que ficará sem identificação. Estas flores são hortênsias?

Marcelo Brito: Olá Cesar e Rodrigo, acredito que essa é uma Arsenura xanthopus em estádio mais avançado, talvez até na pré-pupa, pois já está sem os "tentáculos" no tórax (Aliás, como se chama isso Cesar?). Espero estar correto, abraços! 

Cesar: Por isso me pareceu tão familiar, lembra muito também a que você registrou. Diferentes projeções e cerdas das lagartas têm nomes diferentes. Tentáculo, não sei se é válido, mas é usado para projeções como as de Arsenura, pois me parecem análogos aos da monarca (1, 2). Eu chamaria de "filamento".