sábado, 19 de janeiro de 2019

Caranguejeira Azul em Minas Gerais

Bom dia Cesar,

Encontrei essa aranha há alguns dias na minha cidade (Poços de Caldas - MG), durante o dia, parcialmente exposta em um buraco. Não consegui ver os olhos muito bem, mas pelas outras características acredito ser da família Theraphosidae. Você saberia me dizer qual a espécie dela? Obrigado.
emerson_esf.
Sim, definitivamente Theraphosidae. Levantei algumas possibilidades de caranguejeiras azuis em Minas Gerais (1, 2) e a que mais me agradou foi a fêmea de Pterinopelma sazimai (Theraphosidae). Só que esta é uma espécie descrita apenas em 2011, parece ter se tornado um tanto comum em cativeiro, mas deve ser rara na natureza. Não sei se é possível confirmar ou ter um palpite melhor, por não se poder vê-la com mais detalhes.

Victor Morais Ghirotto: O angulo da foto realmente não ajuda.
Ela parece uma P. sazimai, mas eu acho que talvez não seja. Ela tem umas marcações diferentes nas pernas e Poços é muito ao sul pra espécie.
Veja um artigo "blue reflectance in evolution of tarantulas" ou algo assim, procurando isso vc acha. É comum que espécies que tenham cor escura reflitam um tom azulado, como é o caso da Nhandu cerradensis por exemplo.

Como vc sabe, essa subfamília (Theraphosinae) tem muitos grupos de difícil identificação por foto. Talvez seja uma Vitalius nondescriptus ou alguma Acanthoscurria (a marcação da perna lembra bem), ou talvez seja uma P. sazimai meio diferente mesmo (não apostaria), mas acho melhor não afirmar nada nesse caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário