sábado, 15 de dezembro de 2018

Lagarta de Fogo e Soldadinho em São Paulo

César meu amorrrrr!!! Quanto tempo não venho aqui, ein? 
Vc sabe me dizer quem é essa bonitona? Achei perdida por aí.
Amanda Montanhini São Paulo, capital.
Um ano, três meses e dezesseis dias. A bonitona menor deve ser Metcalfiella pertusa (Membracinae: Hoplophorionini) e a maior, me lembra Megalopyge (Megalopygidae), mas a pesquisa por ela levou a dois paradoxos:

Cheguei nesta do Fiorito que, apesar do ângulo bem diferente, deve ser a mesma. Então vi o comentário do Wolf mostrando o adulto. Este adulto parece combinar com Podalia fuscecens da Esalq, concordando com a identificação lá, mas as outras identificações destas larvas, por sua vez, não se parecem com esta. Para resolver isso, poderiam ser estádios diferentes de uma mesma espécie. Este é o primeiro.

O adulto, além de combinar com P. fuscecens da Esalq, parece combinar também com a P. walkeri de Elio Corseuil. Temos imagens das larvas dela em Menezes et al. (2013) e, mais uma vez não combina. Este é o segundo. Eu posso estar errado na comparação da espécie. Eu posso estar errado na comparação com aquela larva, mas fico com a impressão de que precisa haver mais de um erro além desse.

Apenas duas espécies e já não deu pra usar todos os marcadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário