sábado, 11 de agosto de 2018

Besouros e Barata-D'água no Uruguai

Alô César, me comunico desde o Uruguay (perto do Chui) pra pedir ajuda na identificação destes besouros, acho que todos sao Alticini, sendo o de pontos amarelos um Oedionychus. O belostomido e outros nao crisomelidos ficam de fora (se for possível chegar a alguma coisa, melhor!)

Muito obrigado
Leonel Basualdo.
Leonel, logo de cara este primeiro me lembrou o do Rafael no Rio Grande do Sul, onde eu dei o palpite de Kuschelina vigintinotata (= Oedionychus vigintinotatus; Chrysomelidae: Galerucinae: Alticini) com a observação de que não se parecia tanto assim, mas que tinha o mesmo padrão de manchas. Este palpite parece ser ainda melhor para o seu, deve ser esta espécie. Acho que este é o gênero vigente pra ele.

Em uma segunda postagem, o mesmo Rafael enviou exemplar semelhante ao segundo, infelizmente consegui apenas citar possíveis gêneros em Alticini e agora, em pesquisa adicional, não estava conseguindo ir além, mas vamos ao próximo.

Este terceiro é suspeito de ser próximo de um dos anteriores, as marcas no pronoto casam com a do segundo, e também é semelhante ao da Kuschelina do link. Suspeitando disso, pesquisando pelo gênero, eu encontro Kuschelina mathematica, e não sei, considerando variação nos padrões, ele parece algo intermediário entre estes dois, me fazendo suspeitar que temos três representantes do gênero. Os outros dois nesta foto me parecem Tenebrionidae. Estes eu acho que precisaria ver com mais detalhes, nestes não se tem o luxo de se identificar por padrões de manchas e cores.

A foto que contém o belostomatídeo (não couberam os marcadores dela), se eu excluir os não crisomelídeos, parece não haver o que identificar. Pela fauna do Uruguai, o besouro deve ser a joaninha Coleomegilla quadrifasciata octodecimpustulata (Coccinellidae: Coccinellinae: Coccinellini). Talvez o crisomelídeo anterior se beneficie de sua semelhança.

Fiquei curioso, eles foram encontrados exatamente onde foram registrados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário