sexta-feira, 1 de junho de 2018

Percevejos Coreídeos em São Paulo

Bom dia. Sou de Suzano_ São Paulo
Encontrei muitos desses insetos no meu porão há uns 5 dias, estavam todos no meio de algumas roupas que separei para doação, resolvemos eliminar a bagunça e como tenho uma plantação ao lado fiquei assustada qnd os encontramos, com medo de ser algum tipo de "barbeiro" principalmente porque minha bebê brinca muito no quintal e está com alguma picadas que espero que sejam apenas de pernilongo ou formiguinha mesmo. Bom achei as manchas amarelas suspeitas mas a cabeça deles não são tão " compridas" como a maioria das fotos de barbeiro que vi, vc poderia identificá-lo por favor. A maioria deles tem a parte da barriga marrom claro mas um que encontrei depois é preto.
Graças a Deus, estava aflita, vou soltar para fotografar melhor.
Muito obrigada de vdd.
Não ficaram muito boas as fotos pq eles estão andando mas acho q dá pra ver melhor. A de quebra achei essa belezinha aqui também.
Aline Stéfane.
Aline, você observou diferença na coloração e eu tenho a impressão que são mesmo duas espécies distintas, pra apontar diferença na morfologia, o mais escuro tem a cabeça muito mais projetada entre as antenas do que o mais claro. Este mais escuro, me parece uma variação do percevejo-chupador-do-tomate Phthiacnemia picta (= Phthia picta; Coreidae: Coreinae: Anisoscelini), fêmea, uma variedade escura que não tem a mancha amarela no protórax, pode ser comparado com este.

Já o segundo, que deve ser o que tem em mais quantidade, É Coreidae: Coreinae também, inseto fitófago, mas este eu ainda não consegui distinguir quem é. O comportamento de estarem nas roupas é estranho, mas devem ter vindo da plantação mesmo, suponho que fugindo do frio. Já o bonito, você pode observar que, morfologicamente, também é semelhante, são todos aparentados, este é Sphictyrtus sp. (Hypselonotini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário