sábado, 26 de maio de 2018

Percevejo Predador Ectricodiíneo em São Paulo

Olha César, encontrei outro Ectrichodiinae que parece ser da mesma espécie que o anterior, também em Cotia. Eu tentei usar uma chave para as espécies de Brontostoma do Brasil, mas não estou chegando a lugar nenhum.
Você pode me dizer que outros gêneros semelhantes ao Brontostoma estão presentes no Brasil?
Lucas Rubio.
Eu conhecia a chave anterior, na qual esta foi baseada. O melhor que consigo passar sobre a fauna de Ectrichodiinae no Brasil é o resultado do Catálogo da Fauna Taxonômica do Brasil, por ela, é fácil verificar que não temos imagens disponíveis da maioria dos gêneros, talvez não seja possível chegarmos a uma conclusão comparando imagens. Sobre gêneros semelhantes, dentro do que conheço, morfologicamente, todos os gêneros são, alguns mais robustos, outros mais delicados

Este é um percevejo marrom, menos avermelhado que a maioria. As duas de coloração semelhante que encontro são quando no artigo diz que Carpinteiro descreveu B. castaneus, esta espécie não está na chave, parece ser a argentina B. castaneum e aqui, podemos ver Racelda spurca, cujo macho parece ser muito semelhante, só tenho a impressão que o pronoto não combina. O que a gente precisa mesmo é de uma chave para Ectrichodiinae. O que me parece ser caractere válido pra diferenciação, é que Brontostoma tem três células no hemélitro, este bicho me parece que tem só duas embora a extremidade esteja desfocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário