terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Mosca das Flores Ocyptamus em São Paulo

E olha só!!!
Finalmente surgiu! Fiquei coletando larvinha de mosca das flores direto e as alimentando, algumas já estavam grandinhas na coleta. Esta era uma larva mais desenvolvida que se "empanturrou" por 3 dias. Aliás, igual em cor e tamanho da minha primeira postagem sobre elas.

Depois ela já regurgitou o que devia e se transformou em casulo em uma das folhas. Percebi que elas aparentam preferir formá-lo de ponta-cabeça.

E quase uma semana depois fui agraciada com esta belezinha já querendo sair do pote! Pousou livre nas folhas da velha roseira e deixou algumas fotos serem feitas antes de partir.

Mas infelizmente pelo menos nas primeiras páginas aqui destas moscas não encontrei alguma semelhante. Então a deixo aqui para identificação ou mais dúvidas pra gente, haha! (OBS: a mosca adulta tem cerca de 1cm e meio de comprimento)

Abraços!
Jubs de Pirassununga, São Paulo.
A Kel conseguiu desenvolver uma larva destas e o Oscar encontrou imagens de Ocyptamus gastrostactus (Syrphidae: Syrphinae: Syrphini). Eu tinha antes "passado" por esta espécie e descartado por que os exemplares que eu encontrei não combinam com aquela, são parecidas com esta sua. Teorizei então que aquele seja dimorfismo sexual, provavelmente aquela o macho, esta a fêmea. Noto que na sua última imagem, o abdome é salpicado de amarelo, não vejo isto nesta imagem, mas ainda deve ser esta espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário