quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Caranguejos de São Paulo

Bom dia, Cesar. Você sabe como identificar caranguejos?
Acontece que encontrei muitas espécies em Bertioga e praias próximas, entre elas alguns violinistas e eremitas, mas acho que podem ser muito difíceis e não conheço nenhum grupo especial para identificar caranguejos.

Começo com estes: Leptuca sp. (acho muito branco para ser L. uruguayensis) e Paguros spp.?
Lucas Rubio.
Aqui nós temos caranguejos (Crustacea: Malacostraca: Eucarida: Decapoda: Meiura) de dois grupos distintos, Brachyura, os caranguejos-verdadeiros e Anomura, que têm o último par de pernas reduzidas, não ambulatórias. Talvez o Walther possa nos ajudar.

Walther Ishikawa - Planeta InvertebradosOi Lucas! Bom te ver por aqui também! Fala César!! Espécies marinhas não são o meu forte, e identificar ermitões dentro de conchas é ainda mais difícil... Baseado também nas espécies mais frequentemente encontradas nesta região, meu palpite para o primeiro é Clibanarius vittatus (Diogenidae), e para o segundo Loxopagurus loxochelis (Diogenidae). Eu realmente acho que tem uma boa chance de ser estas duas espécies, mas que tal vc publicar também no FB? Lá deve ter gente mais especializada, que trabalha só com este grupo. Abração!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário