terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Percevejos de Minas Gerais

Esses bichinhos tem aparecido no meu quarto a noite e parecem ficar pinicando o nosso corpo na cama, são muito pequenininhos, difícil até de enxergar. As duas fotos de cima foram tiradas com os bichinhos no dedo e, a de baixo, num tecido. Sou de Belo Horizonte/MG. São bem pequeninos mesmo.
Izabella Radichi.
Iza, o bicho na imagem 1 parece ser bem diferente dos outros dois, pelo menos no nível da espécie. São certamente percevejos (Hemiptera: Heteroptera), mas com bichos tão pequenos, sem ver detalhes como as veias das asas e a presença de ocelos, é um tiro no escuro.

Pelas antenas, o primeiro me parece mais ser Rhopalidae, que são melhor caracterizados pela ausência ou redução das glândulas de (mal) cheiro no abdome. Os outros já me parecem ser Lygaeoidea, semelhantes a Cryphula affinis (Rhyparochromidae: Rhyparochrominae: Lethaeini). 

Sobre o último, Dellapé, Melo & O’ Donnell (2015) diz "Muito pouco se sabe sobre a biologia de Lethaeini; como com muitos outros membros da família Rhyparochromidae, a maioria das espécies parece ser habitantes da serrapilheira e consumidoras de sementes". Ropalídeos também se alimentam de sementes. Estranho que estejam aparecendo em casa, mas não podem infestar residências, eles vêm de fora e não são nocivos ao homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário