terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Joaninhas de São paulo

Oi Cesar e Isabela!
Obrigada pela identificação, pensei que fosse larva de joaninha, agora compreendo o porquê da possibilidade de não ser.
Em Franca-SP
Abraço

(...)

Cesar, infelizmente esta não se desenvolveu. 
Eu a trouxe de outro local para a minha casa, do outro local até minha casa estava aparentemente bem, depois de alguns dias morreu, isso em Outubro deste ano. No local em que estava havia muitas outras larvas algumas aparentemente semelhantes a essa na parede outras não, do lado de fora de uma sala que fica dentro de um parque, a maioria quase ou já pupa. 
Vou enviar outros registros que fiz no local onde estavam, não consegui acompanhar o ciclo de uma, envio esperando que talvez possam ser úteis de alguma forma.
Ao ver essa postagem pensei que justamente a que havia pego dentro da sala poderia ser semelhante as da parede do lado de fora, porém não a mesma.

Essa é uma (5-6)
Outra (2)
Outra que estava no mesmo local (3)
Havia muitas destas por lá (4)
Marina Guerra de Franca, São Paulo.
Acho que com estas matou a xarada, Marina. Estou me convencendo de que realmente se trata de larva de joaninha. O primeiro adulto é Eupalea reinhardti (Coccinellidae: Coccidulinae: Coccidulini), e através de uma única imagem aqui e aqui, parece condizente com a larva da espécie; ela é um pouco diferente por que a maioria das larvas que conhecemos são de Coccinellinae: Coccinellini.

A terceira larva não sei qual é, e a última também estou bem confuso com sua identidade. Parece uma variação que não encontro igual de alguma Cycloneda, ou mais dificilmente de Olla. Seriam as asas dela, ou ela passava sobre outro inseto? Os padrões me lembram os de algumas cigarrinhas.

Atualização: A Marina deve ter encontrado a identificação da terceira larva, 3º instar de Harmonia axyridis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário