sábado, 16 de dezembro de 2017

Gorgulho de Bico Curto Litostylus em Rondônia

Boa noite Cesar,
Preciso muito de sua ajuda para identificar esse inseto verde que está aparecendo aos montes na minha casa. Eles estão devorando as minhas plantas e entram dentro de casa também. Não exalam cheiro nenhum quando morrem e têm a casca bem dura. Parece que está havendo um ataque deles por aqui. 
Agradeço a atenção, um abraço.
(...)
Obrigado César, é a primeira vez que eu acesso o site e estou um pouco perdido. Eu moro en Ji-Paraná/ RONDÔNIA. Estamos no período de chuvas intensas aqui e esses besouros verdes começaram a aparecer agora, mas engraçado que em outros períodos de chuva passados eles não apareceram. E é realmente impressionante a quantidade deles, parece uma infestação. Pior é que eles devoram as plantas, pinicam tudo. Muito obrigado pela atenção e um abraço. Este site é de grande utilidade, parabéns.
Luís Luís.
Luís, este é um gorgulho-de-bico-curto (Curculionidae: Entiminae) e tem a aparência de Litostylus sp. (Naupactini). Encontrei a ocorrência de L. diadema na região Norte e no Peru, embora seja mais amarelo nas imagens e descrito como esbranquiçado no artigo, eu acho que é um bom palpite de espécie. Deve estar havendo um desquilíbrio na região, o que se resolve com o tempo.

Muito obrigado, Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário