sábado, 2 de dezembro de 2017

Borboletas de São Paulo

Certo. Agora, só para não perder o costume vou abusar de seus conhecimentos outra vez. No dia 28 de outubro, cliquei uma borboleta em um abacaxi e acho que ela é a Strymon megarus, mas gostaria de uma confirmação. No dia 04 de novembro, cliquei uma borboleta que à primeira vista parecia machucada, mas creio que fosse um efeito do desenho das asas pois ela estava voando bastante e só quando parada parecia machucada. No dia 26 de novembro aconteceu a mesma coisa mas não sei se era borboleta ou mariposa, todavia parada ela parecia machucada, mas voando com as asas abertas não. Além disso, no dia 26 eu também cliquei uma crisálida muito bonita, e gostaria de saber se, além de identificar os lepidópteros acima, é possível dizer que bicho (borboleta ou mariposa, e qual) vai sair da crisálida. Postei tudo junto por serem lepidópteros, certo? Todas as fotos foram feitas em São Paulo, capital. Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Caterina, não apenas são lepidópteros, mas são todos borboletas (Papilionoidea). S. megarus (Lycaenidae: Theclinae: Eumaeini) deve estar correto, ela é chamada de "broca-do-fruto-do-abacaxi".

Daqui pra frente, são todas Nymphalidae. A alaranjada, deve ser Dione juno (Heliconiinae: Heliconiini), só que não está tão claro, há uma série e borboletas semelhantes.

A terceira é uma Satyrini (Satyrinae), grupo muito complicado, só garanto até aqui, mas pode ser Hermeuptychia (Euptychiina).

A crisálida é de borboleta-do-coqueiro Brassolis sp. (Satyrinae: Brassolini). Mas me parece que dela já saiu uma vespa, estava parasitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário