sábado, 16 de dezembro de 2017

Besouro Troguídeo Polynoncus em São Paulo

Oi Cesar!

Com aprox. 6 mm, apareceu em meu quarto durante o dia, em Franca-SP. Foi com ele que eu aprendi o que é tanatose :-D. Não sei se pode ser da mesma espécie dos troguídeos da imagem da Kel, pois em comparação com as imagens em que aparece em vista dorsal notei que são diferentes, mas fora isso, me pareceram bem semelhantes. É troguídeo, estou correta?

Ele procurava ficar nos cantinhos da escrivaninha, principalmente, embaixo ou atrás de qualquer coisinha. 
Assim como a Kel, também me preocupei se ele iria conseguir encontrar uma carcaça por aí... na tentativa, coloquei algodão embebido em água e ossos de coxa de frango ainda cru, retirei a carne, e esperei ficar "menos fresco", só notei que ele passava um tempinho significativo na parte da cartilagem. Ao todo, ele viveu aqui comigo por duas semanas e alguns dias, entre o dia 07/11 até 23/11, teve uns dias aí que ele sumiu no meu quarto rs, mas depois apareceu novamente :-) . Agora ele é ''my precious''..., mas eu sinto muita saudade.
Marina Guerra.
Seria bom ver a dorsal, Marina, mas com esta aparência, deve ser Polynoncus bifurcatus (Trogidae: Troginae), as duas espécies podem ser vistas em Correia et al. (2013).

Marina: Muito obrigada pela identificação e referência, Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário