terça-feira, 28 de novembro de 2017

Serra-pau Macrodontia no Maranhão

Este coleóptero apareceu em minha casa ontem, gostaria de confirmar sua identificação, por comparação achei que pode ser o Macrodontia cervicornis (Cerambycidae: Prioninae: Macrodontiini), gostaria de saber se é macho. Estou mantendo ele em um aquário mas gostaria de saber como cuidar, principalmente em relação a alimentação. Tenho receio de soltar e ele ser morto por alguém.
Mara Lúcia de São Luís, Maranhão.
Mara, em geral, machos de M. cervicornis têm as mandíbulas maiores que as fêmeas, mas esta característica varia, mandíbulas muito grandes geralmente indicam um macho, mas as menores podem enganar. Machos são também maiores na média e parece haver dimorfismo sexual no pronoto. Seu exemplar eu acho que é macho, mas não apostaria.

De acordo com Carnivora Forum, "Muito pouco é conhecido sobre a biologia de M. cervicornis (...) provavelmente se alimenta de material vegetal, como seiva, folhas, flores, frutas, cascas e fungos." Um comentário recente de Celso do Lago falava sobre larvas em piaçaveira Attalea funifera. O ideal mesmo seria soltá-lo na natureza, principalmente onde fosse encontrada esta planta, para que possivelmente possa se reproduzir, conservando a espécie. Não ei quanto pode viver como adulto, mas a maior parte de sua vida é como larva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário