sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Gorgulho-Feiticeira Ameris no Rio de Janeiro

Oi!Eu encontrei esse inseto no dia 9 de julho de 2017 em Maricá- Rj em cima da minha barraca de camping. O camping é próximo a uma cachoeira.Tentei identificar mas não deu muito certo kk
Qual o nome desse inseto?
Thais Salatiel.
Thais, vou te dar todos os nomes que encontrei pra este besouro, que você diz não ter dado certo tentar identificar, mas fez o pedido em um da família. Celso Godinho o chama em Besouros e Seu Mundo de Amerrhinus (sin. Ameris) dufressnei, usando uma ilustração própria. Procurei usando os dois gêneros citados e não encontrei nada na internet. Mas encontrei com variações um pouco diferente, Amerrliinus dufresnii, que deve ter sido entendido errado no livro alemão de 1908, Ameris dufresnii, com uma foto lateral, exemplar de coleção nos Estados Unidos, originário do Rio de Janeiro, e novamente Ameris dufresnii no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Encontrei também o que parece ser a descrição em francês, como Rhynchaenus dufresnii. A taxonomia do bicho é Curculionidae: Molytinae: Cholini.

Duas ilustrações, duas fotos de exemplares de coleção, você parece ter feito o primeiro registro do bicho vivo, pelo menos agora com identificação na internet, parabéns pelo registro. 

Não encontro nada sobre ele, mas posso dar uma curiosidade evidente só de olhar, ele mimetiza vespas mutilídeas, conhecidas por formiga-feiticeira (de onde batizei a postagem) ou formiga-chiadeira, de ferroada extremamente dolorosa, sendo Traumatomutilla o que me parece mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário