sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Borboleta Pompeius em Santa Catarina

César, sei que Hesperiídeos são um assunto complicado, eu procurei por toda parte a identificação dessa da foto (as duas são a mesma) e não achei em canto nenhum mas sou amador. Desisto, não sei mais pra onde correr pra identificar pois nem os grupos de entomo no face me ajudam. Em suma, você é a minha ultima esperança na ID dessa Hesperiidae. Ambas as fotos são da mesma borboleta, uma dela de asas fechadas e uma dela de asas abertas. Fotos minhas tiradas em Santa Catarina, Benedito Novo. É lotado dessas aqui e eu nunca descobri a ID. Fico na esperança agora. Grato!
Oscar.
Oscar, a primeira coisa a se notar aqui é o modo como ela descansa a asas na primeira foto, típico da subfamília Hesperiinae, já temos alguma identificação além da família. PyBio está fora do ar, é uma boa fonte para nós, quando voltar poderá ajudar.

Vou te dar duas identificações. Me parece certo que ela está identificada em Fauna Paraguay como fêmea de Polites vibex (Hesperiini). Ela realmente se parece com estas em Butterflies of America, o problema é que nossa subespécie é P. v. catilina, e vendo o casal desta, parece não combinar. O meu próprio palpite é Pompeius pompeius, compare com a fêmea em Butterflies Of America.

Nenhum comentário:

Postar um comentário