quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Tesourinha Euborellia no Rio de Janeiro

Olá =) Capturei um inseto aqui no quintal sob as folhas secas de acerola. Ele é escapadiço e tem garras defensivas funcionais na traseira.Creio que seja um decompositor de matéria vegetal mesmo, mas vocês podem dizer algo mais correto sobre ele?
Local: Queimados, RJ.
Humberto Barbosa.
Olá mais uma vez, Humberto. Tesourinhas são em geral detritívoras, mas podem se alimentar de plantas e insetos vivos, algumas são quase exclusivamente predadoras. Esta parece ser Euborellia annulipes (Anisolabididae). Sobre ela:
E. annulipes apresenta hábitos onívoros, podendo ser de importância econômica, como praga, atacando produtos armazenados, tais como batatas, farinhas, plantas em estufas e viveiros. Os hábitos predatórios desta espécie foram revistos por Bharadwaj (1966), que também a criou em laboratório com ração para cães e, ocasionalmente insetos, recém – mortos. Segundo Langston & Powell (1975), esta espécie é um importante predador de insetos em parques e gramados. Bohart (1947) demonstrou em laboratório que a lagarta dos gramados (Crambus sp.) era capturada e esmagada entre os fórceps. Num teste que durou toda à noite, uma fêmea de E. annulipes consumiu 25 larvas de primeiro estágio de Crambus sp. enquanto outra fêmea ingeriu 25 ovos. Os adultos de E. annulipes são encontrados em sua maioria no esterco úmido acumulado nos pisos de aviários industriais (Guimarães et al., 1992). (PINTO, STORCH & COSTA, 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário