quarta-feira, 29 de março de 2017

Caranguejeiras do Ceará

Bom dia! Cesar, qual é a espécie desta caranguejeira? Até que tamanho ela pode chegar e quanto tempo poderá viver? Grata. :)
Amanda Lima Almeida de Eusébio, Ceará.
Amanda, eu estou publicando, mas estas são perguntas que não sei responder. Com caranguejeiras (Mygalomorphae: Theraphosidae), mesmo adultas, a identificação fica normalmente na família, com exemplares jovens, não acho que poderemos ter um bom palpite.

Amanda: Essa menina fofa é da mesma espécie que esta outra aranha (aqui nas fotos está jantando um pequeno anfíbio), creio eu.Chutando, diria que ambos são Lasiodora parahybana... mas não tenho certeza. Eis minha dúvida, Cesar! :(
Victor Girotto: Oi gente, a jovem da foto me parece Dolichothele exilis, da subfamília Ischnocolinae, enquanto a fêmea adulta  Acanthoscurria sp., subfamília Theraphosinae. Como as fotos não estão muuito boas, não garanto certeza principalmente na adulta.As Dolichothele não ficam tão grandes, atingindo uns 8-9 cm de "legspan". Se for fêmea, pode chegar a viver uns 8 anos (E a Acanthoscurria uns 20, mas se foi coletada já adulta pode estar já velhinha). Se macho, depois de maturado é difícil viver mais de dois anos. E a "fêmea adulta" pode até ser um macho jovem que ficará enorme, mas até onde pude ver do tamanho é fêmea mesmo.
O que será feito com os animais depois de morrerem? Vc doaria pro nosso laboratório?
Grato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário